TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIXO E SUSTENTABILIDADE

Artigos Científicos: LIXO E SUSTENTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  1.920 Palavras (8 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 8

Apresentação

O projeto denominado “Lixo e Sustentabilidade’’, tem como objetivo conscientizar a criança pequena na educação infantil a importância de separar o lixo visando à preservação do meio ambiente”.

O lixo faz parte da relação entre homem e natureza, sendo assim percebemos que, se ele não for destinado ao seu lugar corretamente estaremos cada vez mais, poluindo e degradando de forma irresponsável o meio ambiente, provocando assim um grande desequilíbrio ambiental.Este projeto tem a preocupação de estimular a prática da coleta seletiva, ressaltando a importância de conservar o meio ambiente para a melhoria da qualidade de vida. A prioridade maior é conscientizar os alunos, professores e pessoas envolvidas nas atividades escolares sobre a importância da separação do lixo para reutilizar, ajudando a amenizar e minimizar os problemas ambientais.

Justificativa

De que maneira podemos criar atitudes de conscientização nas crianças pequenas em relação ao lixo jogado no meio ambiente.

A proposta deste projeto é fazer com que o aluno perceba que cada um de nós é responsável pela conservação do nosso planeta e através de simples atos podemos garantir um mundo melhor, e para que isso aconteça é preciso que ocorra uma mudança de postura do ser humano em relação ao meio ambiente.

Cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos nós e a escola é um local favorável a esse processo de educação ambiental. Sabendo que as escolas são grandes geradoras de resíduos sólidos, é importante que trabalhemos no sentido de envolver nossos alunos, educadores e sociedade para que essa situação seja modificada, formando novos hábitos.

Sendo assim faz-se necessário realizar um trabalho de conscientização iniciando um trabalho na educação infantil visto que as crianças precisam ser educadas no intuito de preservar o meio ambiente para viver em harmonia e mantê-lo preservando para gerações futuras.

No entanto entendemos que através de atividades lúdicas as crianças poderão adquirir novos conhecimentos a respeito da sustentabilidade no propósito de contribuir para melhoria da qualidade de vida.

“Entendem”-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para conservação do meio ambiente bem de uso comum, do povo essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade’’.

Presidente Fernando Henrique Cardoso

Objetivo Geral

Sensibilizar e desenvolver caminhos de conscientização de que a vida depende do ambiente e este precisa de cada cidadão deste planeta. O tema sobre o meio ambiente relaciona especificamente ao cotidiano escolar e familiar, buscando mudanças de comportamento nos educando no que diz respeito â preservação do ambiente em que vivem.

Objetivo Específico

• Desenvolver a linguagem oral

• Explorar as possibilidades de gestos, movimentos e ritmos corporais.

• Resgatar junto aos alunos a importância de vivermos e convivermos em um ambiente limpo;

• Incentivar os alunos a desenvolver o habito de não jogar o lixo no chão, a partir de utilização de lixeiras diferenciadas que atraiam o interesse do aluno em utilizá-las;

• Conhecer as cores que classificam cada tipo de lixo (plástico, metal, papel).

• Relacionar as quatro cores básicas aos lixos correspondentes. (Verde-vidro Amarelo-metal; Azul-papel; Vermelho-plástico).

• Fazer com que as crianças percebam a quantidade de lixo que produzimos em sala e aos redores da escola.

• Desenvolver atitudes de conservação do meio ambiente

• Perceber que podemos evitar o desperdício e assim gerar menos lixo;

• Reciclar para evitar desperdício e preservar o meio ambiente

• Conscientizar sobre a diversidade de materiais que podem ser reciclados;

• Incorporar o respeito e o cuidado para com o meio ambiente.

• Reconhecer atitudes inadequadas para com o seu meio ambiente

• Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais.

Conteúdos:

• Conceitual

Demonstrar ao aluno a importância de manter a limpeza e os benefícios da higienização da escola: a importância da coleta seletiva do lixo e da reciclagem

• Procedimental

Estabelecer tarefas pedagógicas para o grupo, fazer o levantamento dos números de lixeiras da escola e dos locais onde há necessidade de implantação; Produzir frases, desenhos, cartazes, textos, informativos e parodias de incentivo a limpeza da escola; Trabalhar esteticamente as lixeiras, para que os demais alunos adquiram maior vontade de utilizá-lo.

• Atitudinal

Desenvolver nas crianças hábitos saudáveis, para reproduzir não só na escola, como também, paras que transmitam esses conhecimentos para os familiares e todas as pessoas que conheça no meio que residem.

Procedimentos metodológicos

Iniciaremos o estágio com uma roda de conversa apresentando o tema do projeto “Lixo e Sustentabilidade” através de mural que ilustram o assunto e apresentações com uma breve dramatização, e procurarmos ouvir as crianças para realizar o levantamento dos conhecimentos prévios delas. Sendo que sobre esta atividade o RCNEI (2002) diz que: “a participação na roda permite que as crianças aprendam a olhar e a ouvir os amigos, trocando experiências” (RCNEI vol.3, 2002, p.138).

Serão discutido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com