TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lampadas Alogenas

Artigo: Lampadas Alogenas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  1.259 Palavras (6 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 6

Lâmpadas Halógenas.

As lâmpadas halógenas possuem luz branca e brilhante, que possibilita realçar as cores e os objetos com eficiência energética maior do que a das lâmpadas incandescentes comuns.

Por serem compactas, as lâmpadas halógenas são utilizadas nas mais diversas luminárias, desde pequenos spots até wallwashers, oferecendo liberdade para a criação de diversos ambientes.

Em termos de economia, as lâmpadas halógenas oferecem mais luz com potência menor ou igual à das incandescentes comuns, além de possuírem vida útil mais longa, variando entre 2.000 e 4.000 horas.

As lâmpadas halógenas são também consideradas incandescentes. Têm o mesmo princípio de funcionamento, porém foram incrementadas com a introdução dos gases halógenos que, dentro do bulbo, se combinam com as partículas de tungstênio desprendidas do filamento. Esta combinação, somada à corrente térmica dentro da lâmpada, faz com que as partículas se depositem de volta no filamento, criando assim o ciclo regenerativo do halôgenio.

O resultado é uma lâmpada com vantagens adicionais, quando comparada às incandescente:

. luz mais branca e uniforme durante toda vida;

. alta eficiência energética, ou seja, mais luz com potência menor ou igual;

. vida útil mais longa, variando entre 2000 e 4000 horas;

. dimensões menores.

Em tensão de rede 127/220V - HALOLINE®, HALOPAR® ;

Em baixa tensão: HALOSTAR®, HALOSPOT® , DECOSTAR® .

Quais as vantagens da utlização das lâmpadas halógenas em relação ás lâmpadas comuns?

Compactação, não ocorre escurecimento do bulbo, maior durabilidade e maior eficiência.

● IRC = 100 (equivalente às incandescentes e à luz natural do sol)

● Temperatura de cor entre 2.800K e 3.100K (bastante agradável)

● Variedade de formatos (permite um amplo leque de aplicações)

● Durabilidade (no caso de aplicações residenciais, comparada à lâmpada incandescente). Uma lâmpada halógena dura em média de 2 a 5 anos, conforme o modelo utilizado e dentro de um tempo médio de utilização, enquanto que uma incandescente dura um ano apenas.

Quais as desvantagens da utlização?

● Durabilidade (no caso de aplicações profissionais). Comparada a tecnologias mais novas como lâmpadas de descarga compactas ou fluorescentes compactas. Hoje existem lâmpadas fluorescentes e de descarga que duram 8, 9, 10 mil horas, oferecendo melhor relação custo x benefício na maior parte do casos.

● Não são economizadoras de energia. Embora consumam menos que as incandescentes, consomem muito mais que as compactas e as fluorescentes.

● Necessitam de transformador. Isso está sendo resolvido com as lâmpadas halógenas de ligação direta à rede. Combinado com a operação direta na rede, a disponibilização de dicróicas com base E-27 (mesma das incandescentes) torna sua manutenção e utilização ainda mais simples e atrativa para consumidores residenciais.

Por que as lâmpadas incandescentes / halógenas queimam com maior freqüência durante o acendimento?

A vida útil das lâmpadas incandescentes ou halógenas depende da energia consumida que pode provocar a queima da lâmpada.

No caso da deterioração do filamento, este pode se tornar extremamente fino, provocando então uma alta resistência à passagem de corrente elétrica.

Neste caso, quando a lâmpada é acesa, uma quantidade grande de energia è aplicada nesta parte do filamento que se encontrava frio, provocando então seu rompimento.

Por que não é recomendado que toquemos o bulbo da lambada halógena com as mãos?

Estas lâmpadas possuem gases halógenos internamente e devido ao seu princípio de funcionamento, acabam atingindo altas temperaturas.

Neste caso, são fabricadas com um bulbo à base de quartzo que resiste à estas temperaturas, o que no caso do vidro, não seria possível.

O quartzo possui ranhuras e sofre pequenas dilatações durante o funcionamento da lâmpada.

Se tocarmos a lâmpada com as mãos, ao se retirar da embalagem por exemplo, a gordura presente em nossas mãos pode se depositar nestas ranhuras.

Assim que a lâmpada é colocada em operação, o bulbo da lâmpada pode vir a trincar, pois não irá dilatar adequadamente devido aos obstáculos presentes nas ranhuras.

Neste caso, pode ocorrer a evaporação dos gases halógenos e conseqüentemente a queima precoce do filamento.

As lâmpadas halógenas podem ser ligadas em série?

Não é recomendada. A corrente elétrica que circula pela lâmpada não é determinada por uma única lâmpada, mas pela resistência total das lâmpadas conectadas.

Neste caso, as lâmpadas trabalham com uma sobrecarga, reduzindo sua eficiência e conseqüentemente sua vida útil !

As lâmpadas que trabalham em baixa tensão com transformadores, como as halógenas bipinos, dicróicas, halospot AR 111, funcionam somente com transformadores individuais?

Podemos ligar várias lâmpadas em um único transformador, desde que o transformador tenha uma potência maior que a soma das potências individuais das lâmpadas instaladas.

Por exemplo, um transformador de 500W pode ser utilizado em 10 lâmpadas de 50W ou em 25 lâmpadas de 20W.

As lâmpadas halógenas podem operar em corrente contínua?

As lâmpadas halógenas podem operar tanto em corrente alternada quanto contínua.

Como se comporta a lâmpada halógena quando “dimmerizada”?

Uma variação de 5% da tensão da lâmpada quando "dimmerizada" provoca as seguintes variações:

• 50% de variação de vida útil;

• 2%

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com