TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lei De Hooke

Casos: Lei De Hooke. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

UNIMEP

Santa Bárbara d' Oeste

Experimento sobre a Lei de Hooke

1. Resumo

Estes experimentos tiveram como objetivo a determinação da constante elástica de molas de diferentes maneiras, individualmente e em sistemas de duas molas associadas em série e em paralelo. Em geral, a determinação foi feita com o mesmo procedimento para os três casos, montou-se o sistema desejado, adicionou-se blocos de diferentes massas e realizaram-se as medidas do ΔL (variação do comprimento da mola a cada bloco adicionado).

Foram representados graficamente os dados obtidos (F(N) x ΔL (m)), e a partir dos gráficos calculou-se as constantes elásticas e possíveis erros. Por meio dos cálculos percebeu-se que os resultados obtidos foram satisfatórios, visto que, as porcentagens de erros se encontram abaixo ou bem próximas de 5%.

2. Introdução

2.1. Objetivo do Experimento

O objetivo desse experimento é determinar a constante elástica de uma mola individualmente e também a constante elástica em um sistema de duas molas montadas em paralelo e em série.

2.2. Definição e Conceitos

Todo corpo que sofre a ação de uma força de tração ou de compressão, se deforma. Se ao cessar a atuação dessa força o corpo recupera sua forma original, se diz que a deformação é elástica. Em geral, existe um limite máximo para a atuação dessa força, pois se excedido, acontece uma deformação permanente no corpo. Dentro desse limite elástico, há uma relação linear entre a força aplicada e a deformação. Essa relação está expressa na conhecida Lei de Hooke.

A Lei de Hooke:

Em 1660 o físico inglês R. Hooke (1635-1703), observando o comportamento mecânico de uma mola, descobriu que as deformações elásticas obedecem a uma lei muito simples. Hooke descobriu que quanto maior fosse o peso de um corpo suspenso a uma das extremidades de uma mola (cuja outra extremidade era presa a um suporte fixo) maior era a deformação (no caso: aumento de comprimento) sofrida pela mola. Analisando outros sistemas elásticos, Hooke verificou que existia sempre proporcionalidade entre força deformante e deformação elástica produzida. Pôde então enunciar o resultado das suas observações sob forma de uma lei geral. Tal lei, que é conhecida atualmente como lei de Hooke, e que foi publicada por Hooke em 1676, e a seguinte:

As forças deformantes são proporcionais às deformações elásticas produzidas. Por exemplo: no caso inicialmente considerado por Hooke - deformação elástica sofrida por uma mola - a deformação era caracterizada pela variação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com