TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ligações Quimicas

Pesquisas Acadêmicas: Ligações Quimicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

sintese sobre l

LIGAÇÃO QUIMICAS

Conceito de ligação química

São substância encontrada na natureza a maioria, mas porem exista muita exceção para esta regra

Existem várias substancias na natureza, deve-se a capacidade dos átomos de um mesmo elemento ou de diferentes elementos que combinam entre si. Deixamos claro aqui que os gases os seus átomos ficam isolados, mas que é pouco exemplo; hélio, neônio, argônio, criptônio, xenônio e radônio.

Segundo João Usberco, Edgard Salvador, o termo nobre tem raízes históricas que serve para observar o comportamento de alguns mentais como ouro (Au) a prata (Ag) e a platina (Pt) por não sofrerem com o processo da ferrugem e nem são corroídos por ácidos reativos, por isso a expressão nobres faz parte dos gases os mesmos são quimicamente inerte.

Na união de dois átomos que reagem, dizemos que eles estabelecem uma ligação química, mas para que isso posso ocorrer é necessário que eles estejam próximos entre si,é quando podemos perceber que os elétrons mais distante é o responsável por essa ligação química. Há fatores importantes para que ocorra a ligação química, as forças eletrostáticas devem ter sinais diferentes (+, -) é quando perde ganha ou compartilham entre si os elétrons dependem muitos dos átomos envolvidos, essa teoria foi desenvolvida pelos cientistas Lewis e Kossel em (1916) chamada de teoria de octeto “oito elétrons na camada mais externa”.

Foram verificados que a maiorias das ligações os átomos envolvidos apresentam em sua distribuição eletrônica igual a dos gases nobres, dois elétrons no subnível ( s) e seis elétrons no subnível (p), mas somente dois no subnível (1s).

VALÊNCIA

São as combinações de um átomo é a quantidade de ligação que ele deve fazer para obter a estabilidade com 8 elétrons na ultima camada:

Átomo --------- perde elétrons ----------------------- íon com carga positiva = cátion;

Átomo--------- ganha elétrons------------------------ íon com carga negativa= ânion.

LIGAÇÃO IÔNICA OU COVALENTE

É caracterizada pela força de atração eletrostática entre os íons, são átomos que tem a tendência de perder elétrons enquanto o outro a de receber elétrons. Na maioria das vezes que doa são os mentais da família IA, IIA e IIIA.

Os ametais e o hidrogênio são os receptores da família VA, VIA e VIIA, porém o hidrogênio é o único a receber um elétron para se estabilizar é por isso que a sua configuração eletrônica se assemelha com as dos gases nobres.

LIGAÇÃO COVALENTE OU MOLECULAR

É a maneira de como os átomos se comportam quando fazem uma ligação ou estão ligados não é possível que recebem elétrons, quando envolvidos numa ligação eles só compartilham seus elétrons sem jamais perde-los ou ganha-los definitivamente ex; A) hidrogênio----ametal------semimetal B) ametal-----ametal—semimetal C) semimetal-----semimetal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com