TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ligações Quimicas

Artigo: Ligações Quimicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 4

Ligações químicas

Os elementos químicos são compostos, geralmente, por átomos unidos através das ligações químicas. Desta maneira, a maioria dos átomos não existem isoladamente.

Portanto, ligação química é a junção de dois ou mais átomos, sendo eles iguais ou diferentes entre si. Esta, por sua vez, divide-se em três tipos: iônica, covalente e metálica.

Ligação iônica: ocorre entre um átomo que quer perder elétrons (metais alcalinos) e aquele que quer ganhar (halogênio).

Este tipo de ligação ocorre pois os átomos, com exceção dos gases nobres, querem atingir sua estabilidade. Para isso, eles precisam obter oito elétrons na sua última camada (camada de valência), seguindo assim a regra do octeto.

Os gases nobres (He, Ne, Ar, Kr, Xe, Rn) não se encaixam nessa definição pois já possuem oito elétrons na sua camada de valência, isto é, já são estáveis. Por isso, normalmente, não reagem com outros átomos, apresentando-se então na forma de átomos isolados na natureza.

Todos os gases nobres possuem oito elétrons na camada de valência, exceto o Hélio (He). Este átomo possui apenas dois elétrons, no entanto, continua sendo estável.

Um exemplo desta ligação é a que ocorre entre o Na (sódio) e o Cl (cloro)

O Na possui um elétron na sua camada de valência. Portanto, ele quer doá-lo a fim de ficar com oito e tornar-se estável.

O Cl possui 7 elétrons na sua camada de valência. Desta maneira, precisa de apenas um elétron para obter sua estabilidade.

Quando a ligação entre ambos os átomos ocorre, há a formação de íons:

1- Na doa um elétron para o Cl: sua carga fica positiva, passando a ser chamado de cátion

2- Cl recebe este elétron do Na: sua carga fica negativa, passando a ser chamado de ânion.

Ligação covalente ou molecular, em geral, ocorre entre dois não-metais, aqueles átomos que possuem de 4 a 7 elétrons na última camada ou então entre um não-metal e um hidrogênio. Neste caso, não há a formação de íons.

Da mesma forma como ocorre com os átomos que possuem ligação iônica, os átomos da ligação covalente vão estar atrás de uma coisa: estabilidade.

Átomos sozinhos não possuem estabilidade, como por exemplo o Cl (cloro). Ele possui apenas sete elétrons na camada de valência, ou seja, necessita de mais um para ficar estável.

Portanto, quando dois átomos do mesmo elemento químico se juntam, eles compartilham elétrons, obedecendo assim a regra do octeto e formando uma ligação denominada de ligação covalente ou molecular.

Nesta ligação, os átomos são unidos devido ao compartilhamento de seus elétrons, surgem então os pares eletrônicos, indicados pelo círculo.

Cada par eletrônico pertence, simultaneamente, a ambos os átomos. Sendo assim, as moléculas são eletricamente neutras, pois não há perda nem ganho de elétrons, apenas o compartilhamento delas.

Já o hidrogênio possui apenas um elétron na última camada. Portanto, a fim de obter sua estabilidade, ele tenta manter-se igual ao He, ou seja, com dois elétrons na camada de valência.

Este traço entre os dois átomos de hidrogênio representam a ligação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com