TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lingua, linguagem e fala - Atividade 2 Serviço Social - Corrijida

Por:   •  18/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade a ser postada no portfolio 2

Pesquise nas aulas, nos arquivos e na Rede.

Não use eu, nem conjugue verbos na primeira pessoa do singular ao redigir seus textos, não copie nada da rede, nem de colegas, pois copias ZERAM TODA ATIVIDADE e não apenas o exercício em que foi detectada cópia.

1-Diferencie LINGUAGEM, LÍNGUA E FALA.

R: Linguagem: É todo sistema que, sejam eles verbais ou não verbais como visual, auditiva, tátil, entre outras servem como meio de comunicação entre os indivíduos.

Língua: É a única linguagem que se baseia em palavras, é social utilizada por um grupo de pessoas que constituem uma comunidade.

Fala: É a realização de uma língua, ela é individual e determina se é uma língua viva, em uso ou morta como, por exemplo, o latim, pois a comunidade não o fala mais.

[a]

2- Leia o texto que está em arquivo intitulado: A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER de PAULO FREIRE e então em um texto que tenha no máximo 12 linhas escreva qual a ideia principal que o autor desejou nos transmitir.

Antes de elaborar seu texto vá às dicas para elaborar textos.

R: Na visão do autor, é relatado como foi dada a leitura em sua vida, voltando-se ao ambiente histórico, físico e social de sua infância, onde aprendeu a ler. Identifica-se e analisa sob um olhar com estratégias e argumentos construtíveis que favorecem a tese defendida por ele – “a leitura do mundo precede a leitura da palavra” (FREIRE, 2008, p. 13). São valorizados, na mesma ordem, o logos o pathos e o ethos, mas não exclusivamente são os fundamentos da sua tese, pois aponta que o discurso é construído entre as estratégias e argumentos que são vinculadas ao papel social e histórico e as circunstâncias que é pronunciado. Assim, analisar um dos discursos e entender quais são os argumentos que fundamentam e fazem brilhar a sua tese é o principal para compreender, porque sua idéia continua viva e bem aceita no mundo e nos dias de hoje.

 

3-Por que é importantíssimo sabermos os níveis de linguagem?

R: Para que possamos saber como se comportar mediante a uma situação que tenha um nível de linguagem elevado e que tenha coerência em suas palavras e gestos. Em toda situação seja ela formal ou informal tanto o emissor quanto o receptor ambos precisam estabelecer uma comunicação conforme a circunstância. Pois pode ser uma conversa de amigos informal aonde não é preciso falar totalmente correto ou uma reunião importante formal que necessita de um nível de linguagem e informação mais além.

4- Por que não é adequado ESCREVER COMO FALAMOS?

R: Na língua escrita existem mais exigências, em relação às variações linguísticas, pois cada região tem seu modo de falar e às regras da gramatica. Isso acontece porque, quando falamos as pessoas podem ainda encontrar meios para que a comunicação aconteça de forma mais clara dá para pedir que repita novamente o que foi falado, e ainda há os gestos que nos ajudam muito entre outras coisas. Já na linguagem escrita, a interação acontece de forma mais complicada. Sendo assim, é necessário se segurar de que o texto escrito “de conta” da comunicação. Entende-se que a escrita não reflete na fala em particular de ninguém ou de nenhum grupo social que seja. Por isso, a fala e a escrita exige muito mais conhecimentos de diferentes tipos, novas regras, coerência e coesão. Por exemplo, a maioria de nós, principalmente brasileiros fala “a gente vai ensinar ele”, a linguagem escrita de acordo com regras estabelecidas exige que seja dito “Nós iremos ensiná-lo” Exemplos como esse por mais que sejam imperceptíveis as diferenças geram muitos conflitos significativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (102.1 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com