TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linha De Extracção, Higienização E Acondicionamento De Mel

Trabalho Universitário: Linha De Extracção, Higienização E Acondicionamento De Mel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/2/2014  •  9.001 Palavras (37 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 37

Índice

Resumo 4

Introdução 5

1 - Colmeia 7

1.1 - O que é? 7

1.2 - Tipos de colmeias 7

1.2.1 - Modelo de Langstroth 8

2 - Apiário 9

2.2 - O que é? 9

2.3 - Regras básicas para instalar um apiário 10

3 - Flores versus características do mel 11

4 – O Mel em Portugal 13

5 – Descrição do Produto 16

5.1- Denominação e Definição do produto 16

5.2- Critérios de Composições dos Méis 17

1. Teor de açúcares 18

2. Teor de água 19

5. Teor de Ácidos Livres 19

7. Teor Microbiológico 20

6 - Apresentação da Indústria 21

6.1 - Objectivos em matéria de qualidade 22

6.2 - Especificação Técnica do Produto – Mel 23

7 – Boas Práticas de Fabrico 36

7.1 – Instalações 37

Áreas Externas 37

Áreas Internas 37

7.2 – Higiene Pessoal 40

7.3 – Controlo de Pragas 46

Medidas de Prevenção 47

Medidas de Exclusão 48

7.4 – Admissão de Água 49

7.5 – Higiene dos Equipamentos e das Instalações 50

Limpeza das Instalações, do Equipamento e Utensílios 51

Material/Utensílios/Equipamentos de limpeza e desinfecção 52

Produtos de Limpeza e Desinfecção 52

Manuseamento de Resíduos 53

7.6 – Selecção de Fornecedores 53

Conclusão 55

Bibliografia 56

Resumo

Com a realização deste trabalho, pretende-se demonstrar o funcionamento de uma linha de extracção e acondicionamento de mel, para tal, aprofundou-se conceitos necessários para a compreensão dos mesmos. Tendo sido definido pelo grupo de trabalho que o objectivo principal dentro do tema geral, seria a linha de extracção, higienização e acondicionamento de mel,

Para auxílio do trabalho de investigação recorreu-se também a uma empresa que deu a conhecer, para fins académicos, a sua linha de extracção, higienização e acondicionamento de mel, tendo facultado e disponibilizado todos os dados do processo e do produto.

Ao longo do trabalho foram abordados procedimentos desenvolvidos no apiário, mas não em termos práticos, pois a actividade foi centrada na empresa em questão, que tinha um processo de selecção de fornecedores, ou seja, recebia alças, de outros apicultores, iniciando a actividade na recepção de alças como se irá verificar no decorrer deste trabalho.

Introdução

O mel é utilizado pela humanidade desde a pré-história. Por vários séculos, foi retirado dos enxames de forma predatória, muitas das vezes causando danos ao meio ambiente e pondo em risco a quantidade de abelhas existentes.

Desde há alguns séculos há um esforço por parte de cientistas na descoberta de métodos para extracção e tratamento do mel, de forma segura e possível de ser industrializado, até chegar a nossas casas.

A utilização dos produtos da colmeia no tratamento de doenças e infecções diversas parece ser, também, bastante antiga. De facto, alguns testemunhos credíveis falam do uso do pólen como estimulante sexual por sacerdotes assírios, 3000 A.C. Na Índia, no Zimbabué e no Antigo Egipto também se podem encontrar exemplos desta utilização.

A importância do mel, está ligada á sua variedade, ao acréscimo no seu consumo e aos benefícios que este tem ao nível da saúde. Contém propriedades que lhe confere uma acção bactericida, anticéptica, cicatrizante e também revigorante, podendo ser usado na medicina e cosmética.

O mel é fundamentalmente reconhecido como elemento energético, devido à sua composição em açúcares simples, facilmente absorvidos e transformados em energia pelo nosso organismo. A elevada concentração de açúcares presentes no mel, conjuntamente com a sua acidez, inibem a proliferação de agentes patogénicos. Assim, é-lhe reconhecido êxito no tratamento de: queimaduras, úlceras e feridas de difícil cicatrização, onde exerce a sua acção analgésica, anti-inflamatória e estimulante da reprodução celular.

A presença conjunta do cálcio, fósforo e magnésio fortalece a consistência óssea e favorece a tonificação muscular. O ferro em combinação com outros elementos, normaliza a composição sanguínea, enquanto que o potássio é responsável pela regularização do sistema vascular. As enzimas presentes no mel estimulam o processo digestivo e têm acção benéfica em múltiplos processos metabólicos, no nosso organismo.

O mel pode ainda ser utilizado na profilaxia e terapia da gripe, pois torna o organismo mais resistente às infecções causadas por bactérias e vírus. Possui também poder anti-séptico e bacteriostático, inibindo o crescimento e desenvolvimento das bactérias.

Investigações recentes revelaram que diversos elementos constituintes do mel e da própolis têm propriedades anti-cancerígenas, apesar de não se saber como actuam no combate e destruição das células cancerígenas já existentes.

1 - Colmeia

1.1 - O que é?

Colmeia é todo o tipo de habitações fornecidas pelo homem às abelhas. Qualquer colmeia deve ser construídos consoante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com