TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista De Redes

Dissertações: Lista De Redes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/1/2014  •  1.200 Palavras (5 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 5

1 – Rede em malha.

Pode ser completa ou irregular.

Malha completa – Cada estação é conectada a todas as outras estações da rede.

Vantagens – Não há compartilhamento do meio físico. Não há necessidade de decisões de por onde enviar a mensagem.

Desvantagem – Grande quantidade de ligações. Alto custo.

Malha irregular – A topologia é a mais geral possível. Cada estação pode ser conectada a um numero variável de estações.

Vantagem – Arranjo de interconexões pode ser feito de acordo com o trafego. Pode escolher por onde enviar a mensagem para evitar congestionamento.

Desvantagem – Necessita de decisão de roteamento.

A rede em malha é usada principalmente em redes de longa distancia. Em geral, redes locais não usam esta topologia. O custo associado aos meios físicos em redes locais é pequeno. A complexibilidade da decisão de por onde enviar a mensagem aumenta o custo. O armazenamento e processamento de cada mensagem a cada nó intermediário aumenta o atraso e diminui a vazão.

Topologia estrela

As decisões de roteamento são concentradas em um nó e cada estação é conectada a este nó central. Usada principalmente em redes locais.

Vantagem – Boa para situações onde o fluxo de informações é centralizado.

Desvantagem – Dependencia de um no centralizado pode ser uma desvantagem quando o fluxo não é centralizado. Problema de confiabilidade no nó central.

Topologia Anel

Mensagens circulam nó a nó até o destino. Tem de reconhecer o próprio nome (endereço) nas mensagens e copiar as que lhe são destinadas. Usada principalmente em redes locais.

Vantagens – Boa para situações onde o fluxo de informações não é centralizado. Não há necessidades de decisões de roteamento. Como não há armazenamento intermediário, pode se obter melhor desempenho em termos de atraso e vazão.

Desvantagens – Necessita de mecanismos de acesso ao meio compartilhado. Confiabilidade da rede depende da confiabilidade individual dos nós intermediários ( funcionam como repetidores).

Topologia Barramento

As mensagens são transferidas sem participação de nós intermediários. Todas as estações “escutam” a mensagem. Há a necessidade de reconhecer o próprio nome ( endereço). Usada principalmente em redes locais.

Vantagens – Não necessidade de decisões de roteamento. Como não há armazenamento intermediário, pode se obter melhor desempenho em termos de atraso e vazão.

Desvantagem – Necessita de mecanismos de acesso ao meio compartilhado.

Topologias híbridas

• Anel- Estrela

• Barramento- Estrela

• Estrela – Anel

• Arvore de Barramentos

2 –

• Personal Area Networks ( PAN) – Interligação de dispositivos e acessórios de forma fácil. Curtíssima distancia. Comunicação sem fio. Destinadas a uma única pessoa

Ex: Bluetooth

• Redes Locais ( Local Area Networks - LAN) – Cobrem pequenas distancias( um prédio ou conjunto de prédios). Geralmente pertencentes a uma mesma organização. Taxa de transmissão da ordem de Mbps. Pequenos atrasos de propagação.

Ex: Ethernet

• Metropolitan Area Networks ( MAN) - Cobrem grandes distancias. Usada na internconexão de redes a provedores de acesso(ISP).

• Redes de longa distancia ( Wide Area Networks – WANs) - Cobrem distancias muito grandes, como países ou continentes. Transmissão através de comutadores de pacotes interligados por enlaces dedicados. De um modo geral possuem taxas de transmissões menores que as das LANs. Atraso de propagação maiores que as das LANs.

Ex: ATM.

3 –

• Comutação por circuitos – Existe estabelecimento de conexão, onde há a impressão de que há uma ligação direta entre as estações. O enlace reserva uma banda de frequência para a comunicação( quando FDM). Um circuito é implementado em um enlace utilizando multiplexação por divisão de frequência ou (FDM) ou por multiplexao por divisão do tempo (TDM). Reserva-se uma ”parte” da banda para a conexão.

Vantagens – Garantia de recursos. Disputa pelo acesso somente na fase de conexão.Não há processamento nos nós intermediários( menor tempo de transferência ) . Controle nas extremidades.

Desvantagens – Desperdício de banda durante períodos de silencio.

Problema para transmissão de dados.

Ruim quando o tempo de conexão é da ordem do tempo da comunicação.

Erros são recuperados fim-a-fim.

Probabilidade de bloqueio(circuitos ocupados em um estantes).

Comutação por pacotes – Não há estabelecimento de um caminho dedicado, existe o compartilhamento de enlaces ou partes de enlaces. Não há reserva de recursos, não guarda informação de estados. As informações são quebradas em pacotes que contem dados e cabeçalhos( informação de controle), existe um maior overhead. O cabeçalho inclui informação para permitir a escolha de uma rota para o pacote.

Na comutação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com