TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de problemas: movimento unidimensional

Tese: Lista de problemas: movimento unidimensional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  Tese  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

Lista de problemas: Movimento Unidimensional

A: NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica. 4ª Edição. São Paulo: Bucher, 2002, p. p. 37.

1. Na célebre corrida entre a lebre e a tartaruga, a velocidade da lebre é 30Km/h e a da tartaruga é de 1,5m/min. A distância a percorrer é de 600m, e a lebre corre durante 0,5smin antes de parar uma soneca. Qual é a duração máxima da soneca para que a lebre não perca a corrida? Resolva analiticamente e graficamente.

2. Um carro de corridas pode ser acelerado de 0 a 100Km/h em 4s. Compare a aceleração média correspondente com a aceleração da gravidade. Se a aceleração é constante, que distância o carro percorre até atingir 100Km/h?

3. Um motorista percorre 10Km a 40Km/h, os 10Km a 80Km/h e mais 10Km a 30Km/h. Qual é a velocidade média do seu percurso? Compare com a média aritmética das velocidades.

4. Um avião a jato de grande porte precisa atingir uma velocidade de 500Km/h para decolar, e tem uma aceleração de 4m/s2. Quanto tempo ele leva para decolar e que distância percorre na pista até a decolagem?

6. Uma partícula, inicialmente em repouso na origem, move-se durante 10s em linha reta, com aceleração crescente segundo a lei: a=b.t, onde t é o tempo e b=0,5m/s2. Trace os gráficos da velocidade v e da posição x da partícula em função do tempo. Qual é a expressão analítica de v(t)?

B) TIPLER, P. A., v. 1: Mecânica, Oscilações e Ondas, Termodinâmica. 5ª Ed Física para cientistas e engenheiros. Rio de Janeiro: LTC, 2006, p.50-51.

48. a) Em um tubo de televisão, um elétron percorre uma distância de 16cm, desde a placa de desvio até a tela, com uma velocidade média de 4.107m/s. Quanto tempo ele gasta para realizar este percurso? b) Um elétron percorre um fio condutor de corrente a uma velocidade média de 4.10-5m/s. quanto tempo ele percorre 16cm?

49) Um corredor percorre 2,5Km, em linha reta, em 9min e, em seguida, gasta 30min caminhando de volta ao ponto de partida. a) qual é a velocidade média do corredor durante os primeiros 9min, b) qual é a velocidade média referente ao tempo que o corredor gastou caminhando? b) Qual é a velocidade média de todo o trajeto? d) qual é a velocidade média de percurso de todo o trajeto?

50) Um veículo se movimenta em linha reta com uma velocidade média de 80Km/h durante 2,5h e, em seguida, com uma velocidade média de 40Km/h durante 1,5h. a) qual é o deslocamento total do período de 4h de percurso? Qual é velocidade média de todo o percurso?

56) João pode correr a 6m/s. Maria pode correr 15% mais rápido do que João. a) Qual a vantagem de Maria em relação a João em 100m de corrida? B) Quanto tempo Márcia chega antes de João em 100m de corrida?

68)A posição de um corpo esta relacionada ao tempo pela expressão x=At2 –Bt + C, onde A + 8m/s2, B = 6m/s e C+ 4m. Obtenha a velocidade e a aceleração instantânea em função do tempo.

Profª Marina de Lurdes Machado/ Física I.

Obs.: Como sugestão, vocês podem tentar resolver os demais exercícios dos capítulos propostos. No entanto, ainda não foram trabalhados todos os conteúdos envolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com