TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Aula Prática - Movimento Unidimensional

Por:   •  7/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  1.265 Visualizações

Página 1 de 4

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais[pic 1]

Engenharia de Produção

Relatório de Aula Prática - Movimento Unidimensional



Disciplina: Laboratório de Física Geral 1
Turma: 3170.1.01

Autor(a): Maria Eduarda Martins
Tutor(a): Juniara Lopes Versieux
Data da aula: 08/03/2018

Belo Horizonte -MG
2018

  1. Objetivo
    O experimento tem como objetivo determinar os valores do tempo (t) em segundos para cada distância percorrida, plotar os gráficos da distância versus tempo, para duas categorias de movimento unidimensional, o movimento retilíneo uniforme e o movimento retilíneo uniformemente variado, por essa ordem, no Scidavis e fazer a análise dos dados fornecido pelo software.
  2. Introdução
    Quando um corpo está se movimentando segundo uma reta, ou seja, em uma única direção, é denominado movimento unidimensional, dois dos tipos deste movimento é o movimento retilíneo uniforme (MRU) no qual é descrito como um movimento de um móvel em relação a um referencial, movimento este ao longo de uma reta de forma uniforme, ou seja, com velocidade constante e o Movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV) que pode ser definido como um movimento de um móvel em relação a uma referência ao longo de uma reta, na qual sua aceleração é sempre constante . Diz-se que a velocidade do móvel sofre variações iguais em intervalos de tempo iguais. No MRUV a aceleração média assim como sua aceleração instantânea são iguais.
  3. Materiais
    Plano Inclinado Kersting;
    Imã;
    Cronômetro;
    Esfera em fluido viscoso;
    Objeto Móvel (Carrinho);
  4. Método
    4.1 Experimento 1 - Movimento Retilíneo Uniforme
    I.
      Foi montado o equipamento, colocou-se o plano inclinado a 15°;
    II. Com o auxílio do imã, foi posicionado a esfera, que está no interior do tubo com meio viscoso, na marca de 0 mm da escala;
    III. Separou-se o imã do tubo, fazendo a esfera ser liberada e, consequentemente, descer em movimento retilíneo uniforme pelo tubo;
    IV. Foram medidos os tempos em que a esfera levava para se deslocar de Xo=0 mm até os pontos finais de posição indicados na tabela;
    V. Com o software Scidavis, foi construído o gráfico a partir dos valores de posição em relação aos tempos anotados;
    VI. Realizou-se a análise dos dados fornecidos pelo gráfico plotado no SciDavis;
    4.2 Experimento 2 - Movimento Retilíneo Uniformemente Variado
    I.
    Foi montado o equipamento, colocou-se o plano inclinado a 5°;
    II. Posicionou-se o objeto móvel na marca de 0 mm da escala;
    III. Foi solto o objeto, o fazendo descer pelo plano em movimento retilíneo uniformemente variado;
    IV. Realizou-se a medição dos tempos em que o objeto levava para se deslocar do ponto inicial até os pontos finais fornecidos pela tabela;
    V. Com o software Scidavis, foi construído o gráfico a partir dos valores de posição em relação aos tempos anotados;
    VI. Foi realizado a análise dos dados fornecidos pelo gráfico plotado no SciDavis;
  5. Resultado e Análises
    5.1 Resultados
    Experimento 1 - Movimento Retilíneo Uniforme

    Tabela 1:
     Os dados da tabela abaixo se referem a variação de X(m) em relação ao tempo(s) no qual a esfera se desloca pelo plano a 15° em movimento retilíneo uniforme.

X (m)

0,1

0,2

0,3

0,4

t (s)

1,82

2,88

4,57

5,90


     
[pic 2]

Coeficientes de ajuste linear:
B (y-intercept) = -0,02 +/- 0,017
A (slope) = 0,071 +/- 0,0041


Gráfico 1:
O gráfico acima representa a variação de X(m) em função do tempo (t) em segundos do movimento retilíneo uniforme. Os parâmetros “A” e “B” são os coeficientes angular e linear, respectivamente, do tipo X=At+B.
Coeficiente de Correlação (R²) = 0,993.


Experimento 2 - Movimento Retilíneo Uniformemente Variado

Tabela 2:
 Os dados da tabela abaixo se referem a variação de X(m) em relação ao tempo(t) em segundos no qual o objeto móvel se desloca pelo plano a 5° em movimento retilíneo uniformemente variado. 

X (m)

0,1

0,2

0,3

0,4

t (s)

0,47

0,73

1,01

1,24


[pic 3]

Coeficientes da função

A0 (c) = -0,054 +/- 0,033

A1 (b) = 0,31 +/- 0,084

A2 (a) = 0,042 +/- 0,048


Gráfico 2:
 O gráfico acima representa a variação de X(m) em função do tempo (t) em segundos do movimento retilíneo uniformemente variado. Os parâmetros “A0”, “A1” e “A2” são coeficientes de uma função quadrática Y= ax² + bx + c.
Coeficiente de Correlação (R²) = 0,999.

5.2 Análises
Com base na realização do primeiro experimento, observou-se que o gráfico da esfera em movimento retilíneo uniforme é linear a partir da seguinte equação: X=At+B; diante disto, considerando que, a aceleração deste movimento é nula e resultando em uma velocidade constante é evidenciado tal movimento. O gráfico apresenta também, um coeficiente de correlação próximo a 1, o que sugere uma correlação muito forte e positiva, isto é, a medida que X(m) cresce o tempo(t) em segundos também cresce.



Já com base na realização do segundo experimento, observou-se o objeto móvel em movimento retilíneo uniformemente variado, chegando a um gráfico de equação quadrática: Y= ax² + bx + c; deste ponto, foi apontada que o movimento teve sua aceleração mantida constante, porém sofre variações na velocidade nos intervalos de tempo, caracterizando o movimento retilíneo uniformemente variado. Como o  gráfico do primeiro experimento (MRU), o gráfico do segundo (MRUV) também apresenta um coeficiente de correlação próximo a 1, o que sugere uma correlação muito forte e positiva, isto é, a medida que X(m) cresce o tempo(t) em segundos também cresce.
Contudo, o segundo experimento teve um gráfico inesperado, dado a baixa inclinação do plano (5°), resultando em um enfraquecimento na variação de velocidade, estabelecendo um coeficiente angular próximo de zero (A2 = a/2  >>  a = 0,042*2).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (137.6 Kb)   docx (76.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com