TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MAQUINAS

Exam: MAQUINAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  Exam  •  221 Palavras (1 Páginas)  •  142 Visualizações

QUESTÃO 2:

O sistema feudal entrou em profunda crise no século XIV em razão de fatores como a ascensão da burguesia nas cidades medievais, que passaram a ter uma intensa movimentação comercial nesse período, agravantes como a crise no campo, as revoltas camponesas, a Peste Negra, entre outros deixaram a situação ainda pior. Essa crise forçou tanto os senhores feudais quanto os burgueses que estavam em ascensão a traçarem estratégias de desenvolvimento de suas estruturas econômicas.

Foi neste declínio do feudalismo e controle completo da venda de mercadorias pelos burgueses que nasceu o capitalismo.

QUESTÃO 3:

No primeiro fragmento a autora se refere ao inicio do capitalismo onde os Burgos detinham o monopólio sobre terras e mercadorias do meio urbano, que lhes permitia a exploração dos trabalhadores aos quais não havia outra opção.

No segundo fragmento a autora se refere ao feudalismo e faz uma comparação em relação ao nível de exploração dos trabalhadores, que no caso do capitalismo é absurdamente maior.

QUESTÃO 4:

A classe empobrecida de camponeses, pequenos produtores e artesãos assalariados teve inicio no intenso desenvolvimento do capitalismo, na sua fase mercantil. Tal classe de trabalhadores veio a ser conhecida mais tarde (século XVI) como proletariado.

QUESTÃO 5:

(1) Vertente da Escola Histórica Alemã

(2) Vertente de Werner Sombart

(3) Vertente marxista

( 3) Capitalismo como modo de produção

( 1) Capitalismo como relação de mercado e lucro

( 2) Capitalismo como idealismo

QUESTÃO 6:

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com