TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATARAZZO

Seminário: MATARAZZO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/2/2014  •  Seminário  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 4

Uma ferramenta muito usada nesse estudo é o Grau de Alavancagem Financeira (GAF) que é o valor numérico da alavancagem financeira da empresa. O seu cálculo é bastante parecido com o GAO.

GAF = variação percentual no LPA

Variação percentual no LAJIR

Segundo MATARAZZO (2003, pág 55), o GAF tem por objetivo avaliar se a rentabilidade do capital (Lucro Liquido/Patrimônio Liquido), quando há capitais de terceiros financiando parte do ativo da empresa, e o mesmo for maior, igual ou menor do que aquela que seria

Com base nisso nota-se pela relação que sempre que a variação percentual no LPA resultante de uma dada variação percentual no LAJIR for superior à variação percentual no LAJIR, ocorre a alavancagem financeira. Essa relação demonstra que ocorre a presença da alavancagem financeira na estrutura de capital da empresa sempre que o GAF for maior a 1.

Para melhor compreensão referente ao assunto, utilizaremos o exemplo pratico de uma monografia que tem como tema “A importância da alavancagem para as empresas”. Esse tema refere-se à de que forma a utilização do capital de terceiros pode maximizar o retorno de seus proprietários (http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/N203040.pdf).

Nesta

Alavancagem Financeira

Junior (2010, pag 86) Alavancagem Financeira é o resultado da existência de encargos financeiros fixos, para aumentar os efeitos de variações nos lucros antes de juros e imposto de renda (LAJIR) sobre os lucros por ações (LPA).

Essa alavancagem ocorre quando a entidade, por exemplo, usa em sua estrutura de capital empréstimos do BNDES, adiantamento de contratos de câmbio, debêntures e outras fontes de financiamento. Quando isso ocorre, a organização poderá se beneficiar de um crescimento mais que proporcional no LPA, dado um crescimento do LAJIR. A alavancagem financeira ocorre nas duas direções, tanto para o aumento ou para a queda do LAJIR, e seu efeito é o mesmo porém em direções opostos ,em outras palavras a alavancagem financeira pode ocorrer tanto para o “bem” quanto para o “mal”.

O efeito da alavancagem financeira de uma empresa é um conceito bastante usado em gestão financeira e traduz um mecanismo a partir do qual o aumento do nível de endividamento de uma empresa provoca uma melhoria do seu indicador de rentabilidade do capital próprio, denominado por ROE. Esse efeito depende da estrutura de capitais da empresa e acontece apenas quando a rentabilidade de uma determinada operação ou investimento é superior ao custo de obtenção dos capitais de terceiros necessários para efetuá-la.

Na medida em que potencia uma melhoria da rentabilidade do capital próprio de uma empresa, a ocorrência do efeito de alavancagem financeira é naturalmente benéfica para os detentores do capital (sócios ou acionistas) na medida em que se verifica uma relação mais positiva entre o capital que investiram e o rendimento que dele poderão retirar. Neste contexto, a alavancagem financeira é por vezes destinada como fator multiplicador do capital próprio.

Para a avaliação das condições de uma empresa poder beneficiar-se do efeito de alavancagem é necessário proceder ao cálculo de um indicador que corresponde a relação entre os capitais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com