TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATERIAIS DE CONTROLE E MÉTODOS DE GESTÃO

Tese: MATERIAIS DE CONTROLE E MÉTODOS DE GESTÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  Tese  •  4.356 Palavras (18 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 18

MÉTODOS DE CONTROLE E GERENCIAMENTO DE MATERIAIS

CUNHA, Vanessa Mitri

SILVA, Joabe Amaral

RESUMO

A atividade de gestão de materiais é um assunto de extrema importância e necessidade dentro das organizações. As empresas necessitam de um maior controle de estoque e armazenagem de seus materiais, com o objetivo de diminuir os danos e consequentemente os prejuízos causados pela má gestão. De acordo com esse contexto, o objetivo principal deste estudo foi detectar os métodos de gerenciamento e controle de materiais nas organizações. Para que se chegue ao estágio de sincronização das informações gerais do processo, é preciso da ajuda de um sistema de informação para controle e planejamento das atividades e acompanhamento eficaz dos estoques, evitando assim acidentes pessoais, retrabalho gastos desnecessários, maior controle e eficácia das atividades, proporcionando qualidade nos serviços prestados.

Palavras-chave: Gestão de Materiais. Estoque. Controle de Materiais.

ABSTRACT

Material Management is a high importance activity and much needed within organizations. Companies need greater inventory and storage control, aiming to decrease the damage caused to the purchased material and consequently the losses caused by mismanagement. Under this context, the main objective of this study was to identify the existing problems in the storage courtyard and propose solutions and opportunity for improvements in the process of storage of these materials. To attain the synchronization needed to fully manage the processes in which these activities are involved, an information system must be developed and applied making the planning and control of the process effective and consequently a well monitored the inventory, avoiding injury, unnecessary rework costs, greater control and effectiveness of activities by providing quality services.

Keywords: Materials Management. Inventory. Materials Control.

1 INTRODUÇÃO

(POZO, 2004) propõe uma atividade importante dentro do conjunto da gestão de estoque onde nada mais é que prever o valor do estoque em intervalo de tempo adequado e gerenciá-lo, comparando-o com o planejado, e tomar as devidas ações quando houver desvios de rota. A gestão de demanda busca a rápida e adequada integração das necessidades do mercado e dos fornecedores, com a intenção de alinhar a demanda dos clientes com a capacidade operacional ao longo da cadeia de suprimentos.

Em uma rede de suprimentos é preciso definir o planejamento de todas as operações inseridas no processo de logística, relacionadas a fornecedores e clientes. Materiais, peças, diversas informações, tudo isso está relacionado a uma rede de relações entre cliente e fornecedor. Com isso, é essencial que as empresas desenvolvam e entendam o Gerenciamento da Cadeia de Fluxo de Materiais (suprimentos), identificando oportunidades em relação aos problemas existentes e, desta forma, evitar atraso nas entregas/recebimentos, retrabalho e até mesmo redução de custo.

O objetivo geral desta pesquisa é explorar o conceito de fluxo de materiais, buscando identificar os principais efeitos da eficiência de implantar um controle eletrônico de entrada e saída desses materiais, para melhoria do processo, evitando custos desnecessários, horas extras, mão de obra, retrabalho, melhorando, assim, a visibilidade de estoque de materiais.

Ao longo de todo o item dois será abordada a gestão de materiais, responsável pela disposição dos materiais para suprir a necessidades das empresas, logo após, no item três será explanado sobre as definições e necessidades da gestão de estoque. A partir do item quatro, a pesquisa comenta a respeito da armazenagem e controle dos materiais e, por último, o item seis apresentará as considerações finais da pesquisa.

2 GESTÃO DE MATERIAIS

Toda organização trabalha para produzir um determinado produto ou prestar um determinado serviço para atender as necessidades daqueles que precisam. As observações das dinâmicas organizacionais, de um modo geral, nos leva ao entendimento de que o serviço ou o produto representa a saída ou o resultado em uma cadeia de suprimentos. Essa saída também pode ser um material ou uma informação.

A atividade de gestão de material não é algo novo, ela existe desde muito tempo, quando ainda existiam as trocas de caças, utensílios e objetos até chegarmos aos dias de hoje, passando pela Revolução Industrial. Todas as ações de produzir, estocar, trocar objetos e mercadorias é algo tão antigo quanto à existência dos seres humanos.

O objetivo básico da gestão de materiais consiste em colocar os recursos necessários ao processo produtivo com qualidade, em quantidades adequadas, no tempo correto e com o menor custo.

Gerenciar materiais, dimensionar e controlar estoques, é considerado um dos tópicos mais importantes dentro das organizações, devido aos custos significativos que o mesmo gera (POZO, 2004). O controle de materiais tem finalidade de abastecer a cadeia de suprimentos na quantidade necessária, no tempo certo e pelo melhor preço, mas para que isso aconteça é preciso que se tenha um controle eficaz e um planejamento adequado. Devido a essa necessidade, torna-se extremamente importante um controle de informações do fluxo de materiais, que envolve desde a entrada até a saída dele.

(NUNES, 2007, p.34) comenta que o papel da gestão de materiais é basicamente distribuído em três áreas igualmente importantes, são elas:

• Área de gestão de compras, cujo principal objetivo é garantir o suprimento dos materiais e serviços necessários, tanto para a produção quanto para as demais atividades da empresa. Sempre em busca de que os fornecedores possam oferecer condições de materiais de boa qualidade, dentro dos requisitos estabelecidos, prazo de entrega confiável e com melhor preço;

• Área de gestão dos estoques, responsável por garantir o suprimento dos materiais mais críticos dentro da empresa, com intuito de garantir o bom funcionamento das atividades, evitar paralisações por falta de material e satisfazer as necessidades dos usuários;

• Área de gestão dos centros de distribuição tem objetivo de receber os materiais comprados e planejados pela área de gestão de estoques, fazer o armazenamento desses materiais e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com