TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MECANICA DOS FLUIDOS

Relatório de pesquisa: MECANICA DOS FLUIDOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1

Passo 1-1 Definição de um fluido

Um fluido é uma substância que se deforma continuamente quando submetida a uma tensão de cisalhamento, não importando o quão pequena possa ser essa tensão. Um subconjunto das fases da matéria, os fluidos incluem os líquidos, os gases e os plasmas.

Os fluidos hidráulicos tem 4 funções primarias: transmissão de energia, lubrificar peças moveis, vedar folgas entre peças e resfriar ou dispersar calor.

Passo 1-2 Propriedade dos Fluidos

Os fluidos compartilham a propriedade de não resistir à deformação e apresentam a capacidade de fluir (também descrita como a habilidade de tomar a forma de seus recipientes). Estas propriedades são tipicamente em decorrência da sua incapacidade de suportar uma tensão de cisalhamento em equilíbrio estático. Enquanto em um sólido, a resistência é função da deformação, em um fluido a resistência é uma função da razão de deformação. Uma consequência deste comportamento é o Princípio de Pascal o qual caracteriza o importante papel da pressão na caracterização do estado do fluido.

Passo 1-3 Compressibilidades

A compressibilidade define-se como sendo uma variação infinitesimal do volume por unidade de variação de pressão. Em termos mais simples, é a propriedade que a matéria apresenta quando sofre a ação de forças adequadamente distribuídas, tendo seu volume diminuído. É também este termo a propriedade dos corpos que podem ser comprimidos. Em termos habituais, a compressibilidade dos líquidos é quase nula. Variações simultâneas da pressão e do volume de um gás em temperatura constante implicam na sua compressibilidade.

Passo 1-4 Densidade

A densidade (também massa volumétrica) de um corpo define-se como o quociente entre a massa e o volume desse corpo. Desta forma pode-se dizer que a densidade mede o grau de concentração de massa em determinado volume. O símbolo para a densidade é ρ, e a unidade SI para a densidade é quilogramas por metro cúbico (kg/m³).

Densidade absoluta de uma substancia é definida como a relação entre a sua massa e o seu volume. Densidade relativa é a relação entre a densidade absoluta de um material e a densidade absoluta de uma substancia estabelecida como padrão.

Passo 1-5 Viscosidade

É a propriedade física que caracteriza a resistência de um fluido ao escoamento, a uma dada temperatura. A resistência à tensão de cisalhamento.

Exemplo: A água e o mel, a água possui uma viscosidade menor escoando mais facilmente.

Passo 2-1

Braço Mecânico

O braço mecânico será utilizado para içar peças.

A construção e funcionamento do braço mecânico obedecem ao principio de Pascal, através da utilização de seringas (cilindros), mangueiras e um fluido hidráulico.

O experimento ira simular o movimento de um Braço Mecânico Hidráulico real utilizado nas indústrias. O projeto braço mecânico hidráulico envolve os atuadores hidráulicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com