TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE SEMESTRE UNIFACS

Por:   •  3/5/2015  •  Resenha  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

Naylane Barbosa de Jesus

ATIVIDADE MEIO AMBIENTE

 E SUSTENTABILIDADE

Santo Antônio de Jesus

2015

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

Naylane Barbosa de Jesus

ATIVIDADE MEIO AMBIENTE

 E SUSTENTABILIDADE

Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina de Meio Ambiente e Sustentabilidade da UNIFACS sob acompanhamento da Profª Maria José Souza Pinho e da tutora Mariana Laly Silva Batista.

Santo Antônio de Jesus

2015

QUESTÃO 01 (valor 1,5)

Preservar a biodiversidade constitui uma das condições básicas para manter os ambientes sadios no nosso planeta.

  1. Porque é importante preservar a biodiversidade?

A preservação da biodiversidade contribui diretamente para a economia, através da quantidade enorme de produtos farmacêuticos, industriais e alimentares oriundos da fauna e da flora, os quais contribuem ou podem vir a contribuir para a vida humana. É importante lembrar também que a biodiversidade participa na conservação dos ciclos ambientais do planeta, tais como: o ciclo da água, dos climas, dos nutrientes, entre outros. Além de que conservando-a, se está preservando ainda a beleza do meio ambiente.

  1. Qual a região brasileira que apresenta maior biodiversidade?

A Região Norte.

  1. Cite três problemas que afetam a biodiversidade dos ecossistemas brasileiros:

O desmatamento está presente nos mais diversos biomas do território brasileiro. Na floresta amazônica, a vegetação está sendo devastada devido ao aumento da população e da agricultura na região e à extração de madeira. Ainda há a poluição, que pode ser atmosférica, hídrica, biológica e diretamente no solo. Outro problema que afeta a biodiversidade do Brasil são as mudanças climáticas provenientes também desses impactos já citados.

QUESTÃO 02 (valor 1,5)

Qual a relação entre a internalização de custos ambientais com os instrumentos de comando e controle? Justifique.

Enquanto as empresas deixarem os custos da poluição para a população, ela nunca vai ter um real compromisso com as leis ambientais, por mais que teoricamente eles sejam adeptos. A partir do momento que os custos ambientais são internalizados, as empresas terão mais cuidado e mais vigilância para cumprir com as leis, pois as despesas aumentarão caso o limite de interferência delimitado pelos instrumentos de comando e controle sejam ultrapassados.

QUESTÃO 03 (valor 2,0)

ANALISE A QUESTÃO (Enade, 2013, adaptada)

[pic 1]

Escolha umas das seis práticas ambientais descritas acima e evidencie a importância da mesma para a efetivação do desenvolvimento sustentável.

Depois do meio ambiente ser explorado sem a devida reflexão das consequências, a geração atual procura satisfazer as suas necessidades sem prejudicar as gerações futuras, para que suas necessidades também possam ser supridas através dos recursos encontrados na natureza, o que é titulado como desenvolvimento sustentável.

Uma das propostas associadas ao desenvolvimento sustentável é o reuso da água. Muitos países já praticam essa ação como: Japão, Canadá, Alemanha e Austrália.

Os seres humanos usam a água em múltiplas tarefas do dia a dia: uso doméstico, irrigação, uso industrial, produção de energia, lazer, entre outros.  A reutilização desse recurso natural no lar é vantajosa para o bolso dos moradores, pois irá diminuir o seu consumo, o que reduzirá o valor da conta de água. O reuso na indústria também é muito benéfico, pois gera economia de água para as empresas e evita o lançamento de água contaminada e poluída na natureza. Destaca-se que o reuso da água não contribui somente com a diminuição de captação de água, mas implica também na redução de efluentes que serão gerados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (180.8 Kb)   docx (346.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com