TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia

Seminário: Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Seminário  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 3

Segundo Gasparotte “a macroeconomia estuda o funcionamento da economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, como: renda e produto nacional, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de cambio”.

Nos cases descritos neste trabalho temos algumas variáveis externas que influenciam diretamente no futuro destas organizações, como por exemplo o desemprego, a inflação e a taxa de cambio.

No caso do desemprego ainda cita a autora que o desemprego representa um sério problema econômico, social e pessoal por duas razões: rendas e produções perdidas e capital humano perdido. No caso das rendas e produções perdidas significa quem o desemprego em si para as pessoas é uma perspectiva aterrorizante, e essas perdas são devastadoras para quem arca com elas. No caso do capital humano perdido é quando uma pessoa tem um cargo elevado em uma empresa mas por questões financeiras de corte de custos acaba sendo demitida e por falta de oportunidade começa a trabalhar exercendo uma função muito inferior a que estava antes empregado e com o tempo não tem mais como competir para a vaga inicial pois não possui uma graduação exigida para a vaga ou se obriga a trabalhar em uma empresa pequena mas com baixo salário. Com isso essa pessoa perdeu todo seu capital humano. Isso acaba prejudicando e muito as empresas em geral inclusive as citadas nos cases deste trabalho pois com desemprego elevado cada vez mais vai se perdendo a demanda de profissionais capacitados no mercado de trabalho, dificultando cada vez mais assim no momento de uma contratação.

Já a inflação ocorre sempre quando o nível de preços aumenta persistentemente. Um salto ocasional no preço de um item não representa inflação e sim quando é um aumento persistente da média de todos os preços. A inflação é um problema por várias razoes, mas a principal é que uma vez que se estabelece sua taxa é imprevisível. E quando é imprevisível resulta em sérios problemas sociais e pessoais porque redistribui a renda e a riqueza e desvia recursos da produção. Quando redistribui renda e riqueza ela faz com que umas pessoas ganhem e outras perdem e ninguém consegue prever quem ganhará e quem perderá. Com as mudanças imprevisíveis no valor da moeda ocorrem esses ganhos e essas perdas. Todos firmamos contratos em termos monetários utilizando a moeda como valor de referencia. Se esse valor de referencia varia de modo imprevisível com o tempo, as quantias pagas e recebidas os bens que o dinheiro comprará também flutuam de modo imprevisível. No caso dos desvios de recursos da produção ocorre quando se tem uma inflação acelerada e imprevisível se desviam os recursos da atividades produtivas para a previsão da inflação. Se torna mais lucrativo prever a taxa de inflação do que inventar um novo produto. Na empresas em geral e também nos cases deste trabalho a inflação gera além de prejuízo para as empresas também um desvio de foco nas indústrias e demais estabelecimentos. O foco deixa de ser a produção, o atendimento, o serviço prestado para se tornar a preocupação em tornar seu negócio rentável em meio a um mercado com inflação descontrolada.

Outra variável seria a taxa de câmbio, quando o dóla

vídeo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com