TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia

Dissertações: Macroeconomia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  851 Visualizações

Página 1 de 4

3.1.1 influencia macroeconômica mundial em relação ao contexto econômico do Brasil

A macroeconomia tem como papel estudar a economia com uma visão panorâmica. Estuda o sistema como um todo se atendo a detalhes como os agregados econômicos. São exemplos de agregados, a renda, a produção, o consumo, gastos do governo, investimentos, exportações, importações, nível de emprego, nível de preço(inflação), taxa de cambio, juros entre outros.

O avanço das economias e do sistema econômico trouxeram a globalização e com isso a necessidade dos países em executar transações financeiras entre si. O mercado cresceu a nível mundial e tornou impossível uma nação obter crescimento econômico isolando-se do restante. Exemplos clássicos como Cuba que fechou suas portas para o mercado e sofre com sansões econômicas e a China que tem um Sistema Socialista de Mercado e vê sua economia crescer como a segunda maior do mundo deixam claro da importância de um mercado aberto a nível mundial. O protecionismo, sempre criticado, tem sido praticado mais pelos países ricos do que pelos países emergentes. O Brasil por sua vez, vem desempenhando de uma forma interessante seu crescimento devido a força interna de sua economia, e uma balança comercial favorável. O país tem conseguido exportar mais e importar menos e com a alta do dólar a tendência será de aumento no numero de exportações. Embora isso seja favorável no âmbito geral, de superávit, o aumento dos preços para consumidores internos é uma possibilidade. O país mantém a economia embalada com política fiscal e política monetária expansionista.

O crescimento do PIB tem sido uma realidade e as altas taxas de juros tem estimulado a entrada de capital estrangeiro gerando um aumento das reservas internacionais. O ultimo corte na taxa de juros do pais foi mais uma forma de incentivo ao consumo, e não quer dizer que os juros estejam baixos pois tendo como referencia os países desenvolvidos, o Brasil continua sendo um local seguro e rentável para investimentos. A economia mundial vive um período de recessão com taxas de crescimento negativas e inflação acima das taxas de juros. Como conseqüência o pais vive um processo de crescimento lento, abaixo do esperado.

3.1.2 influencia da crise européia no Brasil

A crise européia tem influenciado não só o Brasil, mas o mundo no aspecto geral. Podemos observar que as oscilações dos mercados tem reflexos globais justamente porque vivemos um período de globalização. A verdade é que o Brasil tem sido afetado com a crise mas com intensidade menor que na Europa. Lá existe o medo da saída de um pais da zona do euro e com isso o não pagamento de dividas por esse pais, o que levaria a uma reação em cadeia de calotes.

A recessão seria uma conseqüência que já pode ser vista no Brasil de uma forma discreta e maquiada, pois é a recessão das outras economias que afetam e afetarão a economia do Brasil. As grandes economias enfraquecias deixariam de comprar, importar, produtos brasileiros. Com isso o pais deixaria de exportar, deixaria de produzir, os investimentos externos cairiam, o PIB diminui e a economia retrai. Sem ter o que produzir, as empresas se vêem obrigadas a seguir dois caminhos: ferias coletivas ou demissões. Com o alto nível de desemprego, o poder de compra do consumidor cai e a economia tende a estagnar.

Um processo de deflação pode fazer parte do futuro próximo uma vez que sem exportar a oferta aumenta,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com