TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Massa Atômica E Unidade Molecular

Trabalho Escolar: Massa Atômica E Unidade Molecular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 2

Massa atômica

É a média dos números de massas (representada pela letra A) do isótopos de um determinado elemento químico, ponderada pela ocorrência de cada isótopo. Número de massa (A) é a soma de prótons e neutrons do núcleo de um átomo, medida em unidade de massa atómica, representado por u.m.a ou simplesmente u

A massa atômica de um elemento químico é a média ponderada das massas atômicas de seus isótopos, cuja ponderação é a ocorrência de cada um na natureza. A massa do átomo de um dado isótopo é o seu número de massa expresso em unidade de massa atômica (u).

Massa Molecular

Uma definição semelhante aplica-se às moléculas - sendo então chamada massa molecular de uma substância, expressa em "u".

A massa da molécula de uma dada substância é calculada pela soma das massas atômicas de todos os seus átomos constituintes. Esta técnica deixa de lado apenas a energia de ligação química, que geralmente é negligenciável.

Por exemplo, a molécula de metano é composta por 1 átomo de carbono e 4 átomos de hidrogênio. Sabendo que a massa atômica do hidrogênio é aproximadamente 1 u e a do carbono aproximadamente 12 u, então a massa atômica da substância metano (massa de uma molécula de metano) é calculada da seguinte forma:

[4 \ times 1 u] + [1 \ times 12 u] =16 u

Quantidade de Matéria

Nas ciências físicas, a quantidade de substância (português europeu) ou quantidade de matéria (português brasileiro), ou ainda quantidade química, denotada pela letra n, é uma grandeza física que mede a quantidade de entidades elementares presentes em uma dada amostra ou sistema.

As entidades elementares podem ser átomos, moléculas, íons, elétrons ou partículas, dependendo do contexto. O Sistema Internacional de Unidades define a quantidade de substância como sendo proporcional ao número de entidades elementares presentes. A unidade SI para a quantidade de substância é o mol (símbolo: mol).

O mol é definido como a quantidade de substância que contém um número de entidades elementares igual ao número de átomos em 0,012 kg do isótopo Carbono-12.[1] Esse número é chamado de constante de Avogadro (NA), cujo valor é 6.022 141 79(30)×1023 mol−1.[2]

Usando o mol como unidade, a contante de proporcionalidade entre a quantidade de substância e o número de entidades elementares é o inverso da constante de Avogadro- que é constante física fundamental que representa um mol de entidades elementares ( definida como o número de átomos de carbono-12 em 12 gramas (0,012 kg) de carbono-12,) ..é definida como o número de átomos de carbono-12 em 12 gramas (0,012 kg) de carbono-12,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com