TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais

Exames: Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTIONÁRIO – Respostas

7. Inchamento de agregados miúdos é o fenômeno da reação do seu volume aparente quando úmido provocado pela água absorvida. A água livre aderente aos grãos provoca um afastamen-to entre eles, resultando no inchamento conjunto. O teor dessa umidade se define pela razão entre a massa de água contida numa amostra e a massa dessa amostra seca.

Procedimento do ensaio:

8. As substancias nocivas que podem ser encontradas nos agregados são torrões de argila; ma-terial carbonoso, sob a forma de carvão, madeira e matéria vegetal; material pulverulento; impurezas orgânicas, a impureza mais frequente presente nas areias, em geral são detritos de origem vegetal encontrados sob a forma de

partículas minúsculas que em grandes quantidades, chegam a escurecer o

agregado miúdo e substancias químicas.

9. Quanto ao cimento: O cimento em sacos deve ser guardado em um lugar abrigado de chuva e umidade excessivas. O período médio de estocagem é de 30 dias podendo ser aumentado para 60 dias em locais de clima seco. O cimento em containers pode ser mantido por mais tempo, admite-se que possa ser estocado de três a quatro meses sem se alterar.

Quanto aos agregados: A areia deve ser estocada em baias drenadas, para evitar que as parce-las dos grãos finos sejam carreados. Deve-se evitar a segregação durante os lançamentos nas pilhas.

Quanto à água: Se houver possibilidade ou suspeita de contaminação, recomenda-se uma veri-ficação periódica.

Quanto aos aditivos: Devem ser estocados a fim de serem facilmente identificados.

10. O concreto deve ser preparado de maneira que garanta homogeneidade da mistura dos componentes. A mistura pode ser feita manualmente ou mecanicamente.

Mistura manual: Primeiro coloca-se areia, numa camada de aproximadamente 15 em. Em se-guida adiciona-se o cimento e mistura-se bem, usando enxadas e pás. A mistura de cimento e areia deve ser feita até apresentar cor homogênea. A camada deve apresentar então uma mis-tura de aproximadamente 20 em. Abre-se um buraco no meio da camada e adiciona-se água aos poucos, misturando-a, tomando o cuidado de não perder água. Mistura-se bem até obter uma massa plástica e homogênea.

Mistura mecânica: É feita em betoneiras. A betoneira consiste em um tambor, com paletas in-ternas, que gira em torno de um eixo. O giro do tambor proporciona a mistura dos materiais e obtém-se uma mistura mais homogênea e uma maior produção que no processo manual.

11. O transporte do concreto vai desde o caminhão betoneira até as formas, e pode ser feito de dois modos, o modo convencional e o bombeável.

Convencional: O concreto é transportado até as formas por meio de carrinhos de mão, giricas, caçambas, calhas, gruas, correias transportadoras etc.

Bombeável: Neste caso é utilizado um equipamento denominado "bomba de concreto", que transporta o concreto através de uma tubulação metálica desde o caminhão betoneira até a peça a ser concretada, vencendo grandes alturas ou grandes distâncias horizontais. A bomba de concreto tem capacidade de lançar volumes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com