TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais De Construção Mecânica 1

Exames: Materiais De Construção Mecânica 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  1.786 Palavras (8 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 8

ANHANGUERA

PESQUISA: Materiais de construção mecânica 1

Nome:

Ra: ( Engenharia mecânica -)

Tópico

A Como são agrupados os materiais sólidos.

Os materiais sólidos são agrupados de acordo com seis classificações.

- Metais;

- Cerâmicas;

- Polímeros;

- Compósitos;

- Semicondutores;

- Biomateriais.

Essa classificação, está baseada na composição química e na estrutura atômica, e a maioria dos materiais se encaixam em um grupo ou de outro grupo distinto, embora existam alguns materiais intermediários.

Descrição dos materiais

-Metais

Os materiais metálicos se consistem em combinações de elementos metálicos, além de terem um grande número de elétrons não localizados, isto é, esses elétrons não estão ligados a qualquer átomo em particular.

Muitas das propriedades dos metais são atribuídas diretamente a esses elétrons, pois eles são condutores de eletricidade e calor extremamente bons, além de que não são transparentes a luz visível e em uma superfície metálica polida possui uma aparência brilhosa.

Além disso, os metais são muito resistentes, e ao mesmo tempo em que são deformáveis, ou seja isso é o que o faz responsável pelo seu amplo uso em aplicações estruturais.

-Cerâmicas

As cerâmicas são formados entre elementos metálicos e elementos não metálicos, e na maioria das vezes elas são compostas por óxidos, nitre tos e carbetos, além da grande variedade de materiais que se aplica nessa classificação que inclui as cerâmicas compostas por minerais argilosos, como o cimento e o vidro.

Bom, tipicamente esses materiais são isolantes a passagem de eletricidade e calor, e são mais resistentes a altas temperaturas e ambientes severos do que os metais e os polímeros. Em relação ao seu comportamento mecânico, as cerâmicas são duras, porém são muito frágeis e quebradiças.

-Polímeros

Os polímeros são os materiais comuns de plástico e borracha que conhecemos, e muitos deles são compostos orgânicos que têm sua química baseada no carbono, no hidrogênio e em outros elementos não metálicos, além disso eles possuem estruturas moleculares muito grandes.

Eles são tipicamente esses materiais possuem baixas densidades e podem ser extremamente flexíveis.

-Compósitos

Os materiais compósitos são combinações de dois ou mais materiais diferentes, um grande tipo de materiais compósitos tem sido projetado por engenheiros, a fibra de vidro é um exemplo familiar, onde fibras de vidro são incorporadas no interior de um material polimérico e um compósito é projetado para exibir uma combinação das melhores características de cada um dos materiais componentes.

Assim, a fibra de vidro adquire a resistência do vidro e a flexibilidade do polímero e muitos dos desenvolvimentos recentes na área de materiais têm envolvido materiais compósitos.

-Semicondutores

Semicondutores são utilizados em função das suas características elétricas peculiares, que possuem propriedades elétricas intermediárias entre aquelas exibidas pelos condutores elétricos e os isolantes, além disso as características elétricas desses materiais são extremamente sensíveis à presença de minúsculas concentrações de átomos de impurezas cujas concentrações podem ser controladas dentro de regiões do espaço muito pequenas.

Os semicondutores tornaram possível o circuitos integrados, que revolucionaram totalmente as indústrias de produtos eletrônicos e computadores ao longo das duas últimas décadas.

-Biomateriais

Os biomateriais são empregados nos componentes implantados no interior do corpo humano para substituição de partes do corpo doentes ou danificadas.

Esses tipos de materiais não devem produzir substâncias tóxicas e devem ser compatíveis com os tecidos do corpo, não devem causar reações biológicas adversas.

O interessante é que todos os materiais citados: metais, cerâmicas, polímeros, compósitos e semicondutores, podem ser usados como biomateriais.

Tópico

B A importância do estudos dos materiais avançados.

A importância do estudo está no fato de que os materiais utilizados em aplicações de alta tecnologia são algumas vezes chamados de materiais avançados, que por uma alta tecnologia subentendemos um dispositivo ou produto que opera ou que funciona utilizando princípios relativamente intricados e sofisticados, temos como exemplos o equipamento eletrônico, computadores, sistema de fibra ótica, espaçonaves, aeronaves e foguetes militares, esses materiais avançados consistem tipicamente em materiais tradicionais cujas propriedades foram aprimoradas ou em materiais de alto desempenho desenvolvidos recentemente além disso, eles podem ser de todos os tipos de materiais, e são em geral relativamente caros.

Tópico

C Possíveis matérias do futuro.

-Materiais Inteligentes

Os materiais inteligentes são um grupo de materiais novos e de última geração que estão atualmente sendo desenvolvidos e que terão influência significativa sobre muitas das nossas tecnologias, o adjetivo “inteligente” implica que esses materiais são capazes de sentir mudanças nos seus ambientes e então responder a essas mudanças de uma maneira predeterminada, como também ocorre com os organismos vivos.

Os componentes de um material ou sistema inteligente incluem algum tipo de sensor, que detecta um sinal de entrada e um atuador, que executa uma função de resposta e adaptação.

Os atuadores podem ser chamados para mudar a forma, a posição, a frequência natural ou as características mecânicas em resposta as mudanças de temperatura, campos elétricos ou campos magnéticos.

-Nanotecnologia

Muito utilizada pelos cientistas para compreender a química e a física dos materiais, e partir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com