TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais Nao Convencionais

Artigo: Materiais Nao Convencionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2013  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 5

A arte de construir é uma atividade relativamente recente na história da humanidade [1]. De fato, o homem já era capaz de fazer jóias, pinturas, artefatos de caça e pesca, quando há cerca de 10 mil anos, com o advento da agricultura, sentiu necessidade de construir suas moradas para aguardar as colheitas. A partir daí foram surgindo as primeiras aglomerações humanas que deram origem às cidades. Evidentemente, os primeiros materiais de construção utilizados foram aqueles ofertados pela natureza como pedra, palha, galhos e troncos de árvores (Figura 1) e, sem dúvida, a terra.

Nas últimas décadas a necessidade de promover um desenvolvimento ecológico e sustentável tem motivado cientistas a desenvolver e utilizar materiais que despendam menor quantidade de energia, gerem menos resíduos e poluentes, sejam mais facilmente reincorporados pela natureza e mais acessíveis à população de baixo poder aquisitivo e estejam disponíveis localmente. No Brasil, um dos pioneiros no estudo de materiais não-convencionais é o pesquisador do CNPq, Khosrow Ghavami, também professor titular do departamento de Engenharia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), além de ser membro fundador e atualmente presidente da Associação Brasileira de Ciências em Materiais e Tecnologias não Convencionais (ABMTENC).

O docente desenvolve desde 1979 vários programas de investigação da utilização do solo, bambu, materiais compósitos e fibras vegetais para uso na construção civil, com o objetivo principal de substituir o cimento amianto. Atualmente trabalha com alunos de - graduação e pós-graduação no - desenvolvimento de sistemas estruturais com aplicações específicas na construção como geodésicas, treliças espaciais e pórticos planos de bambu; os materiais comumente utilizados para fabricá-los são o concreto armado e o aço. Contudo, as vantagens de se utilizar o bambu para a geração destes elementos e sistemas estruturais são diversas, entre as quais podem ser citadas: a sustentabilidade do material, o custo e a resistência específica, superior inclusive à do aço, afirma Ghavami. A geometria tubular do bambu, com fibras longas e alinhadas, favorece o uso in natura permitindo a construção deestruturas leves e de grandes vãos para coberturas.

A fabricação dos materiais de construção convencionais produz inúmeros resíduos em volumes por vezes espantosos. Tome-se como exemplo a fabricação de aço. A quantidade de escoria que resulta do processo é qualquer coisa de extraordinária. Parte dela já é reaproveitada na industria do cimento, o que é muito benéfico, porém nem toda ela é reaproveitada. Sobram ainda volumes consideráveis!

Os métodos construtivos com os materiais industrializados produzem enormes quantidades de entulhos (restos de construção), difíceis de serem reincorporados na Natureza. Muitas vezes eles são dispostos irregularmente em terrenos baldios, aterros clandestinos, ao longo de vias e praças publicas (Figura 15), e mesmo em margens de rios urbanos. Estes têm suas calhas diminuídas e, quando das chuvas fortes, a água sem ter para onde ir, vai visitar, sem pedir licença, a casa das populações ribeirinhas, inundado-as e estruindo o pouco que possuem. O entulho permite a proliferação de ratos e insetos danosos ao Homem, aumentando a incidência de inúmeros tipos de doenças que afetam.

Aos materiais tradicionalmente usados pelo Homem ao longo de sua história, agregando-se os resíduos das atividades humanas, modificados de alguma forma poderem ser empregados nas construções, internacionalmente concordou-se em chamá-los de materiais não-convencionais.

Para justificar a denominação de não-convencionais é porque ainda não há normas técnicas bem estabelecidas, aceitas e difundidas mundialmente. Apesar de ter avanços na elaboração de documentos normativos consensuais.

A escassez de recursos públicos e o empobrecimento da população têm tornado cada vez mais complexo o déficit habitacional no país. Dessa forma, tornam-se cada vez mais necessário a busca de novas alternativas na construção civil, principalmente as moradias relacionadas ao interesse social. Assim novos materiais estão sendo estudados buscando utilização adequada, entre eles os materiais reciclados, de origem vegetal e o estudo de novos compostos.

A indústria da construção historicamente é geradora de uma grande quantidade de entulho, que por lei não podem ser despejados em aterros sanitários ou terrenos baldios, o que é um grande problema para as metrópoles e para tentar resolver essa questão uma solução encontrada foi a de utilizar materiais recicláveis na indústria da construção civil. Com a evolução da tecnologia e a preocupação com o meio ambiente viu-se a necessidade de reciclar esse material

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com