TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiaislaboratório

Ensaios: Materiaislaboratório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Neste relatorio, traz informações sobre alguns dos usados na aula de , e sobre o que foi realizado na aula.

Relatorio

Foi introduzido um pó de Baquelite, em uma Máquina de prensagem com uma alta temperatura de até 170º com uma presão bem elevada, foi colacado um tarugo 10/10mm no centro da Baquelite, após ter alcansado a temperatura ideal, foi feito um resfriamento com uma bomba de aguá automaticamente em seu interior assim resfriando o baquelite. Após foi levado o Baquelite para o limamento para retirar as imperfeições, após foi levado para o limamento, para fazer seu acabamento. Então quando acabou as imperfeições do baquelite foi jogado um Acído cloridrico em sua superficie, assim ocasionando corrosão facilmente no tarugo e no baquelite. Então foi levado o baquelite para o microscopio para a vizualização da corrozão e imperfeição do Material.

Baquelite

A baquelite é uma resina sintética, quimicamente estável e resistente ao calor, que foi o primeiro produto não plástico. Trata-se do polioxibenzimetilenglicolanidrido, ou seja, é a junção do fenolcom o formaldeído (aldeído fórmico), formando um polímero chamado polifenol.

Estrutura química da baquelite

Rotor feito de baquelite

Foi inventada cerca de 1909 por Leo Baekeland, químico americano de origem belga, que empreendeu suas pesquisas entre 1907 a 1909 e criou, em 1910, a General Bakelite Company para a exploração industrial de suas descobertas. É formada pela combinação por polimerização de fenol (C6H5OH) eformaldeído ou aldeido fórmico (HCHO), produtos sintéticos, sob calor e pressão. Rádios, telefones e artigos eléctricos como interruptores e casquilhos de lâmpadas eram formados por baquelite por causa das propriedades de resistência ao calor e isolamento. É resistente ao calor, infusível e forte, arde lentamente, pode ser laminada e moldada na fase inicial da sua manufatura, é de baixo custo e pode ser incorporada em vernizes e lacas.A baquelite é pouco

usada atualmente em produtos de consumo corrente. Antigos produtos deste material, especialmente material de cozinha e brinquedos, tornaram-se artigos de coleção muito apreciados.

Curiosidade

Devido à dureza e durabilidade após arrefecimento, já que não pode voltar a ser moldada ou amolecida,por este motivo ela não é plástica, foi considerada como material para fabrico de moeda (moedas de cêntimo de dólar) nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, pois o cobre era necessário para suportar o esforço de guerra. Serviu também para fabricação de armamento, em grande escala.

Atualmente existem já tecnologias desenvolvidas onde a baquelite pode ser pintada com diversas cores e ainda receber tratamentos de superfície, que melhoram o acabamento do produto. Discute-se a expansão de mercado devido a essas novas tecnologias e também a sua reciclagem, que até há pouco não era possível.

A baquelite ainda é bastante usada em peças que necessitam de isolamento elétrico e isolamento térmico (suportes de lâmpadas, conectores tipo «Sindal (Bendal)», alças de panelas).

Ácido clorídrico

Nome IUPAC

Ácido clorídrico

Outros nomes Cloreto de hidrogênio (gás)

Ácido clorídrico (solução)

Ácido muriático (impuro)

Identificadores

Número CAS

7647-01-0

PubChem

313

Número EINECS

505 231-595-7 505

ChemSpider

307

Propriedades

Fórmula molecular

HCl em água (H2O)

Massa molar

36.46 g/mol (HCl)

Aparência Gás incolor

líquido incolor (solução)

líquido amarelado (muriático)

Densidade

1,64 kg•m–3 (gás, 0 °C)1

1.18 g/cm3 (variável, valor para concentração de 36-38% p/p)1

Ponto de fusão

-114,8 °C1

–27.32 °C (247 K, 38%) [carece de fontes]

Ponto de ebulição

-85,03 °C1

110 °C (383 K), da solução a 20,2%;[carece de fontes]

48 °C (321 K), da solução a 38%[carece de fontes]

Solubilidadeem água

720 g•l-1 (20 °C)1

Solubilidade

solúvel em éter dietílico, etanol,metanol

Pressão de vapor

4,26 MPa (20 °C)1

Acidez (pKa)

–8,0 [carece de fontes]

Índice de refracção (nD)

1,342 [carece de fontes]

Viscosidade

1,9 mPa•s a 25 °C, da solução a 31.5% [carece de fontes]

Termoquímica

Entalpia padrão

de formaçãoΔfHo298

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com