TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanismo

Trabalho Escolar: Mecanismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  2.162 Palavras (9 Páginas)  •  714 Visualizações

Página 1 de 9

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Separação De Misturas

Separação De Misturas

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 50 000 Trabalhos e Monografias

Categoria: Ciências

Enviado por: Mariana 06 janeiro 2012

Palavras: 2211 | Páginas: 9

...

vácuo................................................................................................................. 10 4.4 Destilação simples.............................................................................................................. 10 4.5 Funil de decantação............................................................................................................ 11 4.6 Centrifugação..................................................................................................................... 11 CONCLUSÃO........................................................................................................................ 12 REFERÊNCIAS..................................................................................................................... 13 5. ANEXOS.............................................................................................................................. 14 5.1Questões de verificação – Aula prática II............................................................................ 14

1. OBJETIVO

Separar os componentes de vários tipos de misturas, utilizando os métodos pertinentes a cada tipo de separação.

INTRODUÇÃO

Define-se por mistura “todo material constituído por duas ou mais substâncias puras” (BOSQUILHA, 1999, p. 134). Conforme da Silva, Hashimoto (1993, p. 7), as misturas “podem ser homogêneas ou heterogêneas em função do número de fases que apresentam. Entende-se por fase a toda região de um sistema que apresenta aspecto visual, propriedades e composição uniformes em toda a sua extensão”. Segundo Bosquilha (1999, p. 135) “as misturas homogêneas, ou soluções, apresentam as mesmas propriedades em qualquer parte de sua extensão, não há superfície de separação. Exemplo: gasolina + álcool; água + açúcar etc.”. Ainda conforme o mesmo autor, “as misturas heterogêneas não apresentam as mesmas propriedades em todas as partes de sua extensão. É possível detectar-se pelo menos uma superfície de separação entre os componentes. Exemplo: álcool + areia; azeite + água etc.”. Uma das atribuições de um Engenheiro Químico, é apresentar soluções para a separação de diferentes misturas, sejam elas homogêneas ou heterogêneas, em pequena ou grande escala. Para tanto, é necessário ter conhecimento acerca dos mecanismos de separação de misturas. O presente relatório apresenta os diferentes processos para separação de misturas, realizados em laboratório, e utilizando-se diversos tipos de misturas. Para dar início à descrição dos métodos utilizados, faz-se necessário compreender, conforme a descrição a seguir, quais são principais mecanismos utilizados e suas aplicações na separação de misturas homogêneas e heterogêneas. Dissolução fracionada: “processo utilizado na separação de sólidos. Baseia-se na diferença de solubilidade dos sólidos da mistura num determinado solvente. Esse processo também pode ser utilizado na separação dos componentes de misturas heterogêneas” (DA SILVA, HASHIMOTO, 1993).

Filtração: “afastamento da fase sólida de uma fase líquida por meio de uma superfície porosa” (BOSQUILHA, 1999). Destilação: “aquece-se a solução até que ela entre em ebulição. O componente de menor ponto de ebulição passa para o estado de vapor e se condensa ao entrar em contato com a superfície fria do condensador” (BOSQUILHA, 1999). Filtração a vácuo: tem o mesmo princípio da filtração simples, embora, conforme da Silva, Hashimoto (1993, p. 8) “quando se deseja apressar a filtração, ou quando o sólido a ser filtrado tem aspecto gelatinoso, costuma-se realizar a filtração a vácuo”. Centrifugação: segundo Bosquilha (1999, p. 165), a centrifugação “é um processo mecânico, por meio do qual aumenta-se a força gravitacional e, portanto, acelera-se a sedimentação”. Os métodos descritos acima, serão abordados com maior clareza e detalhamento na seção Resultados e Discussão, onde após a aplicação do método será possível analisar o efeito de cada um destes procedimentos sobre as misturas. Com isto, pretende-se ter uma noção prática do conceito de mistura de modo que seja possível aplicar em determinadas situações os mecanismos empregados neste experimento.

3. MATERIAIS E MÉTODOS 3.1 Materiais Os seguintes materiais e reagentes foram utilizados neste experimento conforme mostrado no quadro 01. Quadro 01 - Relação de materiais e reagentes utilizados nos experimentos de separação de misturas. Experimento Dissolução fracionada Materiais -Almofariz, funil comum. -Papel filtro, béquer. -Pistilo. Filtração simples -Suporte universal, béquer. -Bastão de vidro, argola. -Funil analítico, papel filtro. Destilação simples -Balão de destilação. -Pérolas de vidro, proveta. -Condensador, termômetro. -Erlenmeyer, funil analítico. Funil de decantação -Funil de decantação. -Suporte universal. -Béquer. Filtração a vácuo -Funil de büchner. -Bomba de vácuo. -Papel filtro, kitassato. Centrifugação -Pipeta. -Tubo de centrífuga. -5ml de leite. -Solução a 5 % de ácido acético. -Solução de azul de metileno diluída. - Óleo - Solução de carbonato de cálcio (CaCO3). - Solução de CuSO4.5H2O (filtrado). Reagentes - Enxofre (S). - Sulfato de cobre pentahidratado (CuSO4. 5H2O). - Solução de CuSO4. 5H2O.

3.2 Dissolução fracionada

Para a realização desta técnica, foram pesados 1g de S e 2g de CuSO4. 5H2O. O CuSO4. 5H2O foi transferido para um almofariz, junto ao enxofre, e ambos foram moídos com o pistilo, até que se obteve um pó bastante fino. Após a moagem, o pó foi transferido para um béquer, ao qual, foi adicionada água. Em seguida, preparou-se o papel filtro, conforme figura 1.

Figura 1 – Preparação do papel de filtro para uma filtração simples

Após a preparação do papel filtro, o mesmo foi acondicionado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com