TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodos De Pesquisa

Dissertações: Metodos De Pesquisa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  2.590 Palavras (11 Páginas)  •  761 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ............................................................................................................. 04

2 DESENVOLVIMENTO ................................................................................................ 05

2 CONCLUSÃO ............................................................................................................... 12

3 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ........................................................................... 13

INTRODUÇÃO

O objetivo deste seminário é apresentar alguns apontamentos teóricos e metodológicos sobre a pesquisa documental e pesquisa bibliográfica. Primeiramente, conceituamos a pesquisa documental e apresentaremos suas similaridades e diferenças entre a pesquisa bibliográfica, para, em seguida, discutirmos suas vantagens e desvantagens, aplicações e estudos que abordam os critérios metodológicos e científicos de ambas, por fim, apresentaremos algumas aplicações práticas destes dois modelos de pesquisa.

O CONCEITO DE PESQUISA DOCUMENTAL

Sendo uma técnica decisiva para a pesquisa em ciências sociais e humanas, a Análise Documental é indispensável porque a maior parte das fontes escritas – ou não – são quase sempre a base do trabalho de investigação; é aquela realizada a partir de documentos, contemporâneos ou retrospectivos, considerados cientificamente autênticos.

A pesquisa documental é realizada em fontes como tabelas estatísticas, cartas, pareceres, fotografias, atas, relatórios, obras originais de qualquer natureza – pintura, escultura, desenho, etc), notas, diários, projetos de lei, ofícios, discursos, mapas, testamentos, inventários, informativos, depoimentos orais e escritos, certidões, correspondência pessoal ou comercial, documentos informativos arquivados em repartições públicas, associações, igrejas, hospitais, sindicatos (Santos, 2000).

A análise documental constitui uma técnica importante na pesquisa qualitativa, seja complementando informações obtidas por outras técnicas, seja desvelando aspectos novos de um tema ou problema (Ludke e André, 1986).

Em pesquisa realizada em 2006, a professora Berenice Corsetti apresentou um estudo em que procurava caracterizar a adoção da análise documental pelas linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS.

Neste estudo, é possível identificar que na linha de pesquisa intitulada Práticas Pedagógicas e Formação do Educador, as pesquisas realizadas são de cunho etnográfico, que utiliza a análise documental numa triangulação com a entrevista e com a observação. Os principais acervos utilizados são: documentos legais (sobretudo a legislação), os diferentes materiais escolares (cadernos e livros escolares), registros de professores e alunos, enfim, toda a documentação que permita recuperar as práticas pedagógicas e a formação do educador.

Na linha de pesquisa denominada Currículo, Cultura e Sociedade destaca-se a pesquisa de caráter historiográfico relacionada à História Cultural. Entre o acervo documental destaca-se toda a documentação relacionada à imigração, particularmente a alemã, e também, materiais recolhidos junto à comunidades regionais, como jornais, materiais didáticos, entre outros.

Na linha de pesquisa denominada Educação e processos de Exclusão Social, entre as pesquisas que envolvem análise documental, destacamos os trabalhos de investigação realizados a partir do acervo de Orçamento Participativo do Estado do Rio Grande do Sul, caracterizando pesquisas relacionadas à educação popular, particularmente preocupadas com o foco da participação popular.

A pesquisa documental apresenta uma série de vantagens. Primeiramente, há que se considerar que os documentos constituem fonte rica e estável de dados. Como os documentos subsistem ao longo do tempo, tornam-se a mais importante fonte de dados em qualquer pesquisa de natureza histórica.

Outra vantagem da pesquisa documental está em seu custo. Como a análise dos documentos, em muitos casos, além da capacidade do pesquisador, exige apenas disponibilidade de tempo, o custo da pesquisa torna-se significativamente baixo, quando comparado com o de outras pesquisas.

Outra vantagem da pesquisa documental é não exigir contato com os sujeitos da pesquisa. É sabido que em muitos casos o contato com os sujeitos é difícil ou até mesmo impossível. Em outros, a informação proporcionada pelos sujeitos é prejudicada pelas circunstâncias que envolvem o contato. É claro que a pesquisa documental também apresenta limitações. As críticas mais frequentes a esse tipo de pesquisa referem-se à não-representatividade e à subjetividade dos documentos. São críticas sérias; todavia, o pesquisador experiente tem condições para, ao menos em parte, contornar essas dificuldades.

Para garantir a representatividade, alguns pesquisadores consideram um grande número de documentos e selecionam certo número pelo critério de aleatoriedade. O problema da objetividade é mais crítico; contudo, esse aspecto é mais ou menos presente em toda investigação social. Por isso é importante que o pesquisador considere as mais diversas implicações relativas aos documentos antes de formular uma conclusão definitiva.

Ainda em relação a esse problema, convém lembrar que algumas pesquisas elaboradas com base em documentos são importantes não porque respondem definitivamente a um problema, mas porque proporcionam melhor visão desse problema ou, então, hipóteses que conduzem a sua verificação por outros meios.

A linha de pesquisa intitulada Educação, História e Políticas destaca-se no conjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS, em termos da predominância de investigações relacionadas com a análise documental. Caracterizam-se por ser pesquisas historiográficas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com