TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Minha Casa, Minha Vida

Por:   •  22/4/2015  •  Artigo  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

O (PNHR) Programa Nacional de Habitação Rural é uma modalidade do Programa Minha Casa, Minha Vida, regulamentado pelo Ministério das Cidades, voltado para a população que vive no campo como os agricultores familiares e trabalhadores rurais, ou pertence a comunidades tradicionais. Essa população deve ser organizada por Entidades Organizadoras – EOs de caráter público (prefeituras, governos estaduais e do distrito federal, e respectivas companhias de habitação, quando houver), e de caráter privado como entidades e representativas dos grupos associativos (entidades privadas sem fins lucrativos, sindicatos, associações, condomínios e cooperativas). São também beneficiários do Programa e se enquadram como agricultores familiares: pescadores artesanais, extrativistas, silvícolas, agricultores, maricultores, piscicultores, ribeirinhos, comunidades quilombolas, povos indígenas e demais comunidades tradicionais. O objetivo do PNHR é produzir  novas unidades habitacionais nas propriedades rurais, posses e em agrovilas, ou reformar as existentes. A meta do programa do ano de 2011 até o ano de 2014 é a produção e reforma de 120.000 (cento e vinte mil) unidades habitacionais distribuídas segundo o déficit habitacional do país, mais 70.000 (setenta mil) voltadas para os assentados do Programa Nacional de Reforma Agrária. Abrange a área rural de todos os municípios brasileiros, de acordo com a participação da sua região no déficit habitacional rural do país. O público alvo são os agricultores familiares, trabalhadores rurais, assentados do Programa Nacional de Reforma Agrária – PNRA, quilombolas, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, indígenas e demais comunidades tradicionais com renda mensal bruta anual até R$ 60.000,00.

As origens dos recursos do PNHR são do Orçamento Geral da União – OGU (subsídio) e do Fundo de Garantia do Tempo de serviço – FGTS (financiamento)
Para comprovar a renda os beneficiários deverão apresentar a Declaração de Aptidão ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar – DAP. No caso dos Assentados do PNRA, enquadrados como Grupo 1, o documento é a Relação de Beneficiários – RB do Instituto Nacional de Reforma Agrária – INCRA. Para os trabalhadores rurais a comprovação da renda será por outros meios, como carteira de trabalho assinada, contrato de prestação de serviços, etc.
Para participar do programa deve-se estar enquadrado no público alvo-  Grupo 1 ou 2 deverá estar organizado, por Entidades Organizadoras – EOs públicas ou privadas, em grupos de no mínimo 4 e no máximo 50 famílias; O Grupo 3 poderá acessar o financiamento individualmente; As Entidades Organizadoras públicas (prefeituras, governos estaduais e do distrito federal, e respectivas companhias de habitação, quando houver), e as entidades representativas dos grupos associativos (entidades privadas sem fins lucrativos, sindicatos, associações, condomínios e cooperativas) devem se informar, junto aos Agentes Financeiros do PNHR, sobre a relação de documentos e formulários que deverão ser entregues para a contratação das operações; As famílias beneficiárias, com a orientação da EO, deverão providenciar toda documentação necessária à contratação do PNHR; A EO deverá providenciar, com a participação dos beneficiários, os projetos de engenharia e trabalho social para serem entregues, junto com os demais documentos, ao Agente Financeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com