TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mistura Heterogenea E Homogenea

Trabalho Escolar: Mistura Heterogenea E Homogenea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 4

ESCOLA EDUCACIONAL TÉCNICA SATC

MEDIDAS DE VOLUME, EXATIDÃO E PRECISÃO

CRICIÚMA -2014

ESCOLA EDUCACIONAL TÉCNICA SATC

MISTURAS HETERGENEAS E HOMOGENEAS

Relatório de Boas Praticas Laboratoriais apresentado a Professora Débora De Pellegrin Campos do Curso Técnico em Química da SATC.

CRICIÚMA -2014

INTRODUÇÃO

Mistura é um sistema formado por duas ou mais substâncias puras, chamadas componentes.

As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases. Fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme.

Existe uma diferença entre solução e composto, as soluções não têm composição fixa como a dos compostos, ou seja, as quantidades de cada elemento presentes nas soluções podem variar e estar em qualquer proporção.

Exemplos de misturas homogêneas: as águas salgadas, o ar, apresentam uma única fase. A água do mar contém, além de água, uma quantidade enorme de sais minerais. O ar é uma mistura de nitrogênio e oxigênio que apresenta aspecto homogêneo.

Exemplos de misturas heterogêneas: água e óleo, granito. A água e o óleo não se misturam, sendo assim, é um sistema que apresenta duas fases e cada uma é composta por uma substância diferente. O granito é uma pedra cuja composição é feita por uma mistura heterogênea de quartzo, feldspato e mica, podemos ver pela diferença de cor de cada pedra.

Metodos utilizados na separação de misturas:

* Evaporação: Essa técnica é baseada na diferença de pontos de ebulição entre os componentes da mistura. As misturas homogêneas sólido-líquido, isto é, as soluções químicas verdadeiras, são deixadas em repouso ou aquecidas para que o líquido evapore, permanecendo o sólido que possui o ponto de ebulição muito maior. Essa técnica é usada na obtenção de sal de cozinha a partir da água do mar.

* Dissolução fracionada: Usada para separar misturas do tipo sólido-sólido em que um dos sólidos mistura-se em determinado solvente e o outro não. Por exemplo, se tivermos uma mistura de sal e areia, podemos adicionar água para que o sal misture-se nela e separe-se da areia. Podem ser usados outros processos depois, como a filtração para separar a areia, a destilação para separar a água e o sal, ou a evaporação para obter somente o sal.

Filtração: É um método de separação de misturas heterogêneas sólido-líquido ou gases-sólidos que se baseia na passagem da mistura por um filtro. Existem dois tipos de filtração: a comum e a vácuo. A filtração comum é a simples passagem da mistura por um funil com papel de filtro a vácuo onde os sólidos ficam retidos. Já a filtração a vácuo é feita usando-se um funil de Buchner acoplado a um kitassato, que, por sua vez, está acoplado a uma trompa de água que arrasta o ar de dentro do kitassato, causando uma região de pressão baixa. Essa diferença de pressão leva à sucção do líquido da mistura e acelera o processo de filtração.

A decantação ocorre quando se inclina o recipiente que contém a mistura, derramando em outro recipiente o líquido menos denso, que ficou na parte de cima. Isso pode ser feito também por sifonação, que é a transferência do líquido por meio de um sifão ou uma mangueira plástica, iniciando-se o fluxo por sucção.

Existem outros métodos de separação de misturas como: Catação, ventilação, levigação, peneiração ou tamissão, extração por solventes, flotação, sedimentação, sifonação e centrifugação, decantação, separação magnética, evaporação, destilação, cristalização fracionada, liquefação fracionada, adsorção, fusão fracionada

EQUIPAMENTOS E MATERIAIS

Acido clorídrico (HCl)

Acido sulfúrico

Acido sulfúrico (H2SO4)

Água deionizada/ torneira

Álcool etílico (C2H5OH)

Areia

Béquer

Bico de bunsen

Cápsula de porcelana

Carbonato de sódio (Na2CO3)

Cloreto de sódio

Espátula

Funil de separação

Funil de vidro

Iodeto de potássio

Iodeto de potássio (Kl)

Óleo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com