TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica misturas heterogéneas

Tese: Quimica misturas heterogéneas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  Tese  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 5

ÍNDICE

RESUMO 3

OBJETIVO 4

INTRODUÇÃO 5

PARTE EXPERIMENTAL 6

DISCUSSÃO E RESULTADOS 8

CONCLUSÕES 10

RESUMO

Este experimento visa mostrar as técnicas de separação de misturas de quatro substâncias, tais como: areia lavada, cloreto de sódio, dicromato de potássio e limalha de ferro. Nele também é possível identificar os componentes obtidos em cada processo e analisarmos se houve perca de massa dos mesmos. Para a escolha dos melhores métodos para a separação da mistura, tivemos que ter um conhecimento prévio de algumas das propriedades das substâncias presentes.

Em nosso trabalho fomos limitados por não utilizarmos os equipamentos necessários, devido à falta de tempo. Neste caso não sendo utilizada a estufa para secagem da areia e limalha de ferro, para a devida separação magnética dos componentes. E mesmo com essa limitação conseguimos executar nosso trabalho com bom entendimento das técnicas aqui tratadas.

OBJETIVO

Nosso objetivo neste experimento é testar a eficácia de três métodos para separação de uma mistura heterogênea (polifásica). Além de, verificar a solubilidade da mistura, identificar as fases das substâncias (e possíveis mudanças e percas), durante o processo.

INTRODUÇÃO

Todas as substâncias encontradas na natureza (ou produzidas pelo homem) são misturadas com outras, mesmo que em pequenas proporções. Para encontrarmos substâncias com um maior grau de pureza é necessário ter meios tecnológicos. Estes meios dependem do tipo de mistura, pois assim, é possível escolher métodos mais adequados para a separação.

Qualquer processo utilizado na separação da mistura não altera a química das substancias. Muitas vezes, dependendo da complexidade da mistura, é necessário usar vários processos diferentes, numa sequência que se baseia nas propriedades das substâncias presentes na mistura.Para misturas homogêneas o método mais apropriado é a destilação fracionada que consiste no aquecimento da mistura até que atinja os diferentes pontos de ebulição.

Para misturas heterogêneas (polifásicas) existem vários procedimentos, neste experimento em especial, tivemos a oportunidade de testar os métodos de filtração onde o sólido da mistura fica retido no filtro enquanto o líquido o atravessa; dissolução fracionada que consiste na dissolução da mistura, o componente que não se dissolveu fica retido no papel, o mesmo então é secado para a separação do componente dissolvido; e a imantação que é utilizado um íma para separar um material que é atraído de outro que não é.

PARTE EXPERIMENTAL

Neste experimento utilizamos:

 01 Tripé;

 01 Tela de amianto;

 03 Béqueres de 100ml;

 01 Béquer de 50ml;

 01 Bastão de vidro;

 01 Suporte universal;

 01 Garra;

 01 Funil;

 02 Papéis de filtro;

 01 Bico de busen;

 01 Pisseta;

 01 Prendedor;

 30ml de Água (20ml + 10ml);

 10g de Areia lavada;

 05g de Cloreto de sódio (NaCl);

 15g de Dicromato de potássio (K₂Cr₂O₇);

 10g de Limalha de ferro.

Inicialmente, misturamos os componentes (5g de NaCl, 10g de areia lavada, 10g de limalha de ferro, 15g de dicromato de potássio K₂Cr₂O₇) em um béquer de 100ml. Acrescentamos aproximadamente 20ml de água, e misturamos utilizando o bastão de vidro, após colocamos o béquer sobre a tela de amianto que se encontra em cima do tripé, com a ajuda do bico de busen aquecemos até quase obter a ebulição, este é o processo de dissolução fracionada, onde verificamos que o dicromato de potássio teve 100% dissolvido na água, já o cloreto de sódio teve apenas 40%.

Enquanto a mistura obtém a dissolução, aquecemos 10ml de água e dobramos o papel de filtro (formando um cone) este foi umedecido para a melhor fixação junto ao funil que se encontra com o suporte universal e a garra, abaixo do suporte encontrava-se outro béquer para o recolhimento do líquido que passara pelo filtro. Após a dissolução, despejamos a mistura (com o auxilio do prendedor) no filtro, dai o processo de filtração, logo em seguida despejamos 10ml de água aquecido juntamente com a mistura, para a melhor eficácia do processo. Após a secagem do papel-filtro (onde não tivemos tempo de executar), pudemos verificar que no filtro, ficou retido a limalha de ferro, a areia, e uma pequena porção de cloreto de sódio.

Com o auxilio de um íma pudemos separar a limalha de ferro das outras substâncias, neste caso ocorreu o processo de imantação. Pegamos o que restou no béquer (dicromato de potássio, e cloreto de sódio) e colocamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com