TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monitoramento e avaliação

Por:   •  19/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.919 Palavras (12 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

POLO DE RIBEIRÃO PRETO

Curso Serviço Social – Oitavo Semestre

Disciplina Monitoramento e Avaliação em Serviço Social

Nomes Aluno

Tutores:

Profª. Ead: Ma. Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes

Profª. Tutor Presencial: Deborah Gaspar 

Profª. Tutor a Distância: Maria Aparecida Corrêa

RIBEIRÃO PRETO

 2014

Introdução

Neste trabalho será apresentado o processo de implementação do monitoramento e avalição no projeto desenvolvido para crianças e adolescentes, ou seja, um projeto social Oficina de pipas que tem com a finalidade atender a politica de atenção as crianças e adolescentes (a partir de 6 á 17 anos e onze meses ) de acordo com o que determina os seus direitos pelo ECA (Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990). A criação do Projeto oficina de pipas, está direcionada para a implementação de ações que propiciem as crianças e adolescentes o reconhecimento de sua cidadania buscando melhorar a sua qualidade de vida que vivem em situação de exclusão ou abandono familiar. A criação do projeto, este direcionado a implementação de ações que propiciem as crianças e adolescentes o reconhecimento de sua cidadania, resgate de sua autoestima e melhora na qualidade de vida, e ao mesmo tempo, busca a restruturação familiar, através de ações que fortaleçam e recriem os vínculos familiares. A equipe do projeto é multidisciplinar, conta com assistentes sociais, psicólogos, educadores, educador físico e outros profissionais.

JUSTIFICATIVA

Com o aumento progressivo da população de Ribeirão Preto esta gerando mudanças demográficas significativas nas últimas décadas,  Verificando-se que a sua grande maioria destina-se nos sérios problemas sociais do bairro, marcado pela desigualdade, pobreza e exclusão social, além de diversas outras expressões da questão social que evolve as crianças e adolescentes (ausência de renda, precário) ou, fragilização de vínculos afetivo-relacionais com seus familiares.

E com isto sente-se isolado, excluído do processo produtivo e consequentemente deprimido, ocasionando o aparecimento de doenças de natureza psicossomáticas. Pois os fatores psicológicos e sociais têm grande influência em suas atitudes, devemos então fazer com que essas crianças e adolescentes procurem recuperarem as emoções perdidas no tempo, revivendo através de sua inserção em atividades produtivas e prazerosas que lhe proporcione uma integração social e familiar. Diante deste cenário exposto e peculiaridades locais, sensível a esta situação preocupante destas crianças e adolescentes , propõe a criação de intervenção, e implantação do Projeto Social oficinas de pipas , que tem dois eixos de intervenção: a formação de um grupo de convivência para implementação de ações que propiciem as crianças e adolescentes  o resgate da sua autoestima, e a capacitação dos profissionais  para tornar-se um canal de fiscalização e averiguação de denúncias sobre qualquer forma de negligência e/ou maus-tratos contra elas do nosso município, através da parceria com a Secretaria Municipal de Assistência

Social, educação, Saúde o CRAS e CREAS assegurando assim o reconhecimento dos direitos das crianças e adolescentes, buscando a melhoria da sua qualidade de vida.

POPULAÇÃO ALVO: Crianças e adolescentes que frequentam o espaço no contraturno escolar.

OBJETIVOS
GERAL

Assegurar o cumprimento dos direitos sociais e o resgate da cidadania das crianças e adolescentes, no sentido de facilitar a sua reinserção social através de uma convivência digna, respeitando seus direitos e deveres.

E diante deste processo de avaliação deve se encontrar presente em todas as etapas do processo de planejamento, pois a ação para ser planejada deve conter indicadores por meios do qual será monitorada e avaliada, de forma que possamos possibilitar correções e adaptações no curso do projeto. Pois monitorar e avaliar ações que é uma das formas que buscam contribuir para resgate e restruturação de valores requerem a sensibilidade e perspicácia de adequar metodologias e envolver continuamente a equipe. Pois o monitoramento e a avaliação são instrumentos inovadores desse novo paradigma em gestão social. Outro critério importante para que se possa dar diretriz fundamental à realização de determinado programa sociais são a Eficiência é a capacidade de utilizar os insumos adequadamente, de forma racional e econômica. – Efetividade é a capacidade de produzir uma diferença positiva num dado contexto, de forma permanente – Eficácia é a capacidade de produzir o efeito desejado, o resultado previsto. – Eficiência é a capacidade de utilizar os insumos adequadamente, de forma racional e econômica. Pois eles são como dimensões operacionais da avaliação, pois através deles os problemas e políticas sociais recomendam e justificam avaliações permanentes, não se delimitando, naturalmente, a questões de natureza econômicas mais acaloradas e comprometidas.

CRITERIOS DE   AVALIÇÃO

[pic 2]

EFICIENCIA[pic 3][pic 4]

EFETIVIDADE

EFICACIA

Sendo assim, pode-se dizer que qualquer projeto, por melhor elaborado que possa.

Ser necessita de um bom sistema de monitoramento e avaliação, pois através deles são levantadas e analisadas informações importantes que podem definir o fracasso ou o sucesso de um projeto.

No entanto, muitas vezes se confunde o que é o monitoramento e o que é a.

Avaliação, então, cabe ressaltar algumas das principais características que diferenciam o monitoramento da avaliação. Uma das diferenças entre o monitoramento e a avaliação é o fato de que, no monitoramento, a quantidade de observações e coleta de dados é significativamente maior que no caso de uma avaliação, isto é, enquanto a avaliação é executada esporadicamente, o monitoramento é uma atividade executada com uma frequência bem maior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (244.7 Kb)   docx (73.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com