TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monitoramento e avaliação

Por:   •  6/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.716 Palavras (11 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POLO CAXIAS/MA

7º PERIODO DE SERVIÇO SOCIAL

        

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADA - ATPS

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

CAXIAS-MA

SETEMBRO/2015

Ana Paula Costa e Silva     RA: 387454

Clea Saraiva dos Santos      RA: 364633

Danusa Torres               RA: 8563949729

Francisca Silva Pereira          RA: 364696

James Marciel Leitão Reis      RA: 362885

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADA - ATPS

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL  

Trabalho apresentado para aquisição parcial de nota a Prof.ª. Ma. Elisa Cléia Nobre da disciplina Competências Profissionais, 8° período do Curso de Serviço Social Prof.ª tutora à distância: Ma. Elisa Cléia Nobre, Prof.ª tutora presencial: Suzana Coêlho Pachêco.

 

CAXIAS-MA

SETEMBRO/2015

INTRODUÇÃO

O processo de avaliação está presente em todas as etapas do processo de planejamento. A ação planejada deve ter os indicadores por meio dos quis será monitorada e avaliada, de maneira que possibilita correções e adaptações no devido projeto.

O mundo civilizado está em constante transformações e nele a sociedade se rever, modifica suas práticas, assim como as transforma as legislações, as convenções e os tratados desde situação fáceis as mais difíceis.

O presente desafio consiste na produção de um projeto social que consta todas as fases de planejamento, execução, avaliação e monitoramento para desenvolver todas competências.  


Etapa 01

No Brasil, o marco legal para as grandes mudanças no campo da Política de Assistência Social foi a Constituição Federal de 1988, considerada inovadora, moderna que estabelece, como uma de suas prioridades, a defesa dos direitos de cidadania. Esses reconhecimento se manifestaram na regulamentação do ECA e da LOAS e, recentemente, na aprovação da nova Política Nacional de  Assistência Social – PNAS, que orienta a construção do Sistema Único da Assistência Social – SUAS.

O processo de avaliação encontra-se presente em todas as etapas do processo de planejamento. Toda ação bem planejada tem que possuir conteúdos para serem monitorados e avaliados, para com isso acontecer um bom entendimento.

O monitoramento é a observação das atividades desenvolvidas com uso de recursos para que sejam possível apresentar o resultado da pesquisa. Vários desafios foram enfrentados para a construção e operação desse sistema de monitoramento e avalição, um dos principais e começar organizar os dados para serem inseridos dentro do projeto.

Monitoramento é o acompanhamento continuo, por parte dos gestores do desenvolvimento dos programas e políticas em relação a metas e objetivos a serem alcançados.

Monitoramento diz respeito à observação regular e sistemática do desenvolvimento das atividades, do uso dos recursos e da produção de resultados, comparando-os com o planejamento. Ele deve produzir informações e dados confiáveis para subsidiar a análise da razão de eventuais desvios, assim como das decisões de revisão do plano.

Avalição costuma ser um processo realizados por meio de estudos para identificar e analisar os aspectos como relevância eficiência, efetividade, resultados de acordo com o que foi traçado para ser definido como objetivos.

Segundo Baptista (2003, 113)

É na avaliação que mais se apresenta o conteúdo dialético, quando nega para superar. Para isso ela, são destacados e reconhecidos elementos fundamentais nesta etapa do planejamento, tais como; a dimensão do futuro, a dimensão da historicidade; a dimensão da contradição, a dimensão do enfrentamento e da reificação.

A discussão que envolve a avaliação das Políticas Sociais no Brasil tem se destacado nas últimas décadas, devido as evidências dos indicadores que expressam a questão social.

 A Assistência Social como política de proteção social configura-se como mecanismo de garantia de um padrão básico de inclusão social. Esta concepção de proteção supõe conhecer os riscos, as vulnerabilidades sociais das pessoas sujeitos de sua ação, bem como os recursos necessários para afiançar segurança social. Isto supõe conhecer os riscos e as possibilidades de enfrentá-los.

Critérios de avaliação;  eficiencia, eficácia e efetividade nos projetos sociais.  

O levantamento de dados possibilita compreender a correlação entre efetividade, eficiência e eficácia, contribuindo para inúmeros indicadores sociais que serão mais coerentes para o programa em andamento, possibilitando interpretar as ações especificas propiciando o empoderamento social e familiar dos indivíduos.

A escolha dos indicadores em um projeto também ocorre em função dos ângulos que se quer avaliar: sua eficiência, eficácia, efetividade ou impacto.

Eficiência diz respeito à boa utilização dos recursos (financeiros, materiais e humanos) em relação às atividades e resultados atingidos.

Eficácia observa se as ações do projeto permitiram alcançar os resultados previstos.

Efetividade examina em que medida os resultados do projeto, em termos de benefícios ou mudanças gerados, estão incorporados de modo permanente à realidade da população atingida. Impacto diz respeito às mudanças em outras áreas não diretamente trabalhadas pelo projeto (temas, aspectos, públicos, localidades, organizações etc.), em virtude de seus resultados, demonstrando seu poder de influência e irradiação.

ETAPA 2 PASSO 2

MAPA CONCCEITUAL



QUADRO

Identificação do nível, dimensão, subdimensão e objetos de mensuração.

Estabelecimento de indicadores

Validação preliminar dos indicadores com as partes interessadas

Construção de Fórmulas, Estabelecimento de metas e notas

Definição de responsáveis

Geração de Sistema de Coleta de dados

Ponderação e validação final dos indicadores com as partes interessadas

é a estratégia de Governo, da política, da organização ou da unidade,

normalmente definidas em forma de objetivos e prioridades estratégicas.

Os indicadores devem ser especificados por meio de métricas

estatísticas, comumente formados por porcentagem, média, número

bruto, proporção e índice.

é fundamental para a obtenção de um conjunto significativo de indicadores que propicie uma visão global da organização e represente o desempenho da mesma.

Uma vez definido o conjunto de indicadores e, por sua vez,

analisados a luz dos critérios (principalmente, seletividade e

viabilidade), o passo de construção de fórmulas e estabelecimento de

metas e notas pode ser iniciado.

é definida a periodicidade de coleta do indica-dor, ou seja, é descrita a perio-dicidade temporal em que os resultados conexos ao indicador devem estar disponíveis para serem apurados. Exemplos, semanal, mensal, semestral, anual.

determina os requisitos para o levantamento de informações sobre os indicadores. Essa etapa é complexa, uma vez que há necessidade de se coletar dados acessíveis, confiáveis e de qualidade.

são fundamentais para a obtenção de uma cesta de indicadores relevante e legítima que assegure a visão global da organização e, assim, possa representar o desempenho da mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (261.9 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com