TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motores Monofasicos

Artigos Científicos: Motores Monofasicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  1.291 Visualizações

Página 1 de 2

E reconhecido como motor monofásico qualquer um que não seja ligado a uma linha trifásica. Tecnicamente avaliando, um motor ligado a uma rede 220 V, corrente alternada, fase-fase, na realidade recebe duas fases, estando conectado a uma rede bifásica. Por outro lado, se conectarmos a motor a uma rede 220 V, fase neutro, teremos uma alimentação monofásica para o motor. Tratando-se de maquina, nomeamos o motor de acordo com o modo de tratar com a tensão de alimentação internamente. Como as fases são defasadas de 120o e analisa-se a resultante aplicada ao motor e seus efeitos, chamamos de motor monofásico aquele cujo funcionamento baseia-se em uma fase. Os motores monofásicos são encontrados geralmente com potencias menores que 10 cv. 3.1 – Motor CA série (universal):

O motor universal é uma adaptação do motor CC serie para que trabalhe tanto em CC como em CA. Se um motor serie CC e conectado a uma rede CA, pode até partir, mas com extrema limitação, já que em CA a reatância indutiva presente nos enrolamentos apareceria e limitaria a corrente neles.

O motor universal apresenta características construtivas semelhantes as do motor CC. Ele possui armadura, coletor, escovas e um enrolamento de campo fixo ao estator.

A diferença fundamental, mas não única, e que o material que constitui o ferromagnético não e maciço, evitando que a variação de fluxo produza perdas muito grandes com correntes parasitas. Como se trata de um motor com características construtivas semelhantes as do motor CC, pode-se presumir que teremos reações semelhantes, mas com tratamento diferenciado devido a corrente alternada.

3.2 – Motor de repulsão:

O motor de repulsão e ideal para aplicações em que se tem uma carga alta de inercia e o motor precisa imprimir torque, absorvendo certa corrente da rede durante o período de partida da maquina. O torque de partida alto é o grande atrativo desse motor, mas existe a desvantagem de um equipamento com escovas, coletor e o desgaste e manutenção que vem com esse conjunto.

O motor de repulsão possui armadura como o motor CC, um comutador e escovas que, por ação centrifuga, curto-circuitam todas a barras do comutador quando o motor atinge velocidade próxima a nominal. O estator de um motor de repulsão é semelhante ao estator do motor de fase dividida, com exceção da ausência do enrolamento auxiliar, que no motor de repulsão é desnecessário. O torque de partida e obtido pelo principio da repulsão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com