TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças de cor de acordo com o método e método de preparação

Projeto de pesquisa: Mudanças de cor de acordo com o método e método de preparação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A ingestão adequada de vegetais está associada à prevenção e redução de alguns tipos de doença, pela alta concentração de vitaminas e minerais, e pela baixa densidade energética. Os compostos responsáveis pela coloração dos vegetais, os pigmentos, variam com o tipo de vegetal, temperatura, tempo de cozedura e com o Ph, além de na prática serem um forte indício de que estes podem não estar maduros e ou prontos para o consumo. A preparação dos vegetais para o consumo por meio da cocção, implica por vezes a ocorrência de reações químicas na estrutura do pigmento e a consequente mudança de cor.

Objetivos

Objetivos Gerais

Experiência prática com o objetivo de verificar alterações da cor de acordo com método e com o de cocção.

Objetivos Específicos

Observar o comportamento dos pigmentos e textura dos vegetais em meio cozidos em vagens e couve roxa, e variações da cor em meio ácido e em meio alcalino; Conhecer as quantidades mínimas de hortícolas necessárias para confecionar uma sopa (dose de vegetais); Observar a imersão de folhas de couve em água fervente; Observar a oxidação dos frutos;

Materiais e Ingredientes:

Para cozer a vagem

Vagem, 250ml água destilada;250ml água da torneira; 250ml água com vinagre;250ml água com bicarbonato de sódio. 250ml água; Couve roxa; 250 ml de água destilada; 250 ml de água da torneira; 250 ml de água e 50ml de vinagre; 250 ml de água e 2ml de bicarbonato de sódio; Panelas e fogão.

Métodos

Avaliação da mudança de cor

Lavaram-se as vagens, dividiu-se em quatro porções semelhantes. A primeira porção foi adicionada à 250ml de água destilada em ebulição, a segunda foi adicionada à 250ml de água da torneira em ebulição, a terceira à 250ml água com vinagre, em ebulição e a quarta à 250ml de água com bicarbonato de sódio também em ebulição. Deixou-se cozer por cerca de 15 minutos.

Lavou-se também a couve roxa e dividiu-se em quatro porções. A primeira porção foi adicionada à 250ml de água destilada em ebulição, a segunda à 250ml de água da torneira em ebulição, a terceira à 250 ml de água e 50ml de vinagre e a quarta à 250ml de água com 2ml de bicarbonato, ambos em ebulição.

Observação da oxidação de frutos:

Cortou-se uma maçã em duas metades, à primeira adicionou-se sumo de limão e a segunda não. Deixou-se à temperatura ambiente.

Imersão de folhas de couve em água fervente:

Num tacho com água quente, adicionou-se a folha de couve e imergiu-se.

Resultados

Vagem + 250ml água destilada- Foi considerado o Ph da água destilada como neutro. Não houve grandes mudanças de cor.

Vagem + 250ml água da torneira- Também foi considerado um Ph neutro (equilibrado) não houve grandes mudanças de cor.

Vagem + 250ml água + vinagre- O Ph era ácido, por isso após serem cozidas, as vagens ficaram com uma cor amarelada.

Vagem + 250ml água + bicarbonato- O Ph era alcalino, por isso após serem cozidas, as vagens não perderam a cor continuando verde. Também estava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com