TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODO DE DESPESAS POR ABSORÇÃO

Trabalho acadêmico: MÉTODO DE DESPESAS POR ABSORÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.323 Palavras (10 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 MÉTODO DE CUSTEIO POR ABSORÇÃO 4

2.2 Formação de preço de Venda e Lucro ............................................................... 5

2.3 Unidades Equivalentes de produção.................................................................... 7

2.4 Ponto de Equilíbrio ............................................................................................... 8

2.5 Sistema de Informação e a Empresa.................................................................... 9

2.6 A Contabilidade Gerencial e a organização........................................................ 10

3. CONCLUSÃO ...................................................................................................... 11

REFERENCIAS ........................................................................................................ 12

1 INTRODUÇÃO

Nesse trabalho tem como propósito abordar os pontos mais relevantes para a gestão industrial.

Nesse caso, seria impossível abordar a gestão industrial sem discorrer dos meios utilizados para o alcance do objetivo principal que é controlar os custos com a utilização dos métodos de custeio com maior relevância para a Contabilidade como também a geração de lucro.

O trabalho em si, traz as influências da Contabilidade Gerencial para as diversas tomadas de decisões de seus usuários, utilizando a mesma como ferramenta indispensável para a continuidade da empresa.

2. DESENVOLVIMENTO

Uma empresa industrial incorre diariamente em uma série de gastos para realizar suas atividades administrativas, fabris e comerciais, tais como a compra de matéria-prima para a fabricação de seus produtos, a aquisição de materiais de escritório, o pagamento de taxas e impostos, a manutenção dos bens patrimoniais, a folha de pagamento, etc.

Os custos, nas empresas industriais, correspondem aos gastos relativos à fabricação dos produtos; as despesas referem-se aos gastos relacionados à administração da empresa e a geração da receita.

Na demonstração de resultado, as despesas correspondem àquelas incorridas nas divisões de administrações e de vendas durante o exercício. Já os custos dos produtos vendidos (CPV) são aqueles que incorrem na divisão da fabrica e que nas demonstrações de resultados correspondem a quantidade vendida. Isso dessa maneira que, muitas vezes, apenas parte da produção de um período é vendida, e o restante é estocado para venda em outro período.

Assim como na empresa industrial, a empresa comercial também incorre diariamente em uma série de gastos para realizar suas atividades operacionais. Esses gastos incluem a compra de mercadoria para revenda, a aquisição de materiais parra escritório, pagamento de taxa de impostos, a manutenção dos bens patrimoniais entre outros.

Diferentemente da empresa industrial, que a fabrica seus produtos, a empresa comercial apenas revende as mercadorias sem alterá-las, no mesmo estado em que se recebe de seus fornecedores.

Os custos, nas empresas comerciais, correspondem aos gastos relativos à aquisição das mercadorias; na demonstração de resultado, os custos correspondem a quantidade vendida. As despesas referem-se aos gastos relacionados à administração da empresa e à geração de receitas.

2.1 Métodos de Custeio

Os métodos de custei determinam a forma de valorização dos objetos de custei. Existem diferentes métodos de custei, que são adotados de acordo com os objetivos da empresa. São eles, Custeio por absorção, custeio variável, custeio ABC e custei pleno.

Entre os métodos de custeios mais tradicionais estão o custeio por absorção, custei variável e o custeio pleno e todos eles tem relação com o conceito de que o comportamento dos custos varia de acordo com a quantidade fabricada, sendo considerados, portanto, métodos de custeio baseados no volume.

A rápida evolução tecnológica que vem recorrendo desde o final do século XX, em resposta a um ambiente competitivo mais intenso, tem obrigado empresas a reformular continuamente as suas estratégias e a se preocupar cada vez mais com a gestão de custos. Como resultado, os métodos de custeio contemporâneos, com novas abordagens de gestão de custos, têm sido elaborados para aplicações específicas, com destaque para o custeio ABC.

O Custeio por absorção considera tanto os custos diretos quanto os indiretos aos produtos, sendo que esses terão o custo de fabricação (custos fabris). Ressalta-se que enquanto permanecem em estoques, todos os custos estarão no ativo da empresa e, quando forem vendidos, todos os custos serão considerados no resultado da empresa como Custos de Produtos Vendidos.

Ao contrário do custeio por absorção, o custeio variável ou direto, considera como custos de produtos apenas os classificados como variáveis, ou seja, os que variam de acordo com o volume de produção. Nesse método, os fixos sofrem o mesmo tratamento das despesas, sendo levadas diretamente ao resultado da empresa no período específico.

2.2 Formação de preço de venda e Lucro

A definição de preço de venda, é a importância exigida pela venda de bens produzidos ou adquiridos para revenda ou serviços prestados. É aquele que cobre os custos do produto ou serviço, e ainda proporciona o retorno desejado pela empresa.

Este pode ser baseado nos Custos:

• Mark-up: É a margem bruta de comercialização e representada a diferença percentual entre o preço de venda de um determinado produto ou serviço em relação ao seu custo.

• Mix de produto: Com base no mix de produto, dentro de um mesmo grupo de mercadorias, não é possível aplicar a mesma margem de comercialização, então é necessário efetuar um mix de preços aos diferentes produtos, diferentes mark-ups para itens comercializados.

Outra maneira de obter essa informação é através da base de mercado.

Segundo Padoveze

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com