TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODOS DE DESPESAS

Tese: MÉTODOS DE DESPESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Tese  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

MÉTODOS DE CUSTEIO

Custeio por absorção

O Custeio por absorção, também chamado custeio integral, ou custo integral, é aquele que faz debitar ao custo dos produtos todos os custos da área de fabricação, sejam esses custos definidos como custos diretos ou indiretos, fixos ou variáveis, o procedimento é fazer com que cada produto ou produção (ou serviço)absorva parcela dos custos diretos e indiretos, relacionados à fabricação.

Vantagens na utilização do custeio por absorção:

Uma vantagem do custeio por absorção é que ele considera todos os custos que contribuem de algum modo para o produto final. Isso inclui os custos diretos e indiretos. Os diretos referem-se aos custos que podem ser atribuídos diretamente ao produto em si, tais como materiais diretos ou mão de obra direta. Os indiretos referem-se aos custos que não podem ser atribuídos diretamente ao produto e são alocados a ele, tais como o imposto predial ou o salário do gerente.

Desvantagens do custeio por absorção:

Uma desvantagem do custeio por absorção envolve as decisões de preços. Quando uma empresa tem excesso de capacidade e considera várias oportunidades de negócios, ela pode negar um negócio que gera lucros para a empresa. A companhia avalia cada oportunidade utilizando o custeio por absorção como o custo de base. A empresa aceita as oportunidades de negócios que proporcionam uma receita acima do custeio por absorção e rejeita as que proporcionam uma receita abaixo dele. Alguns dos negócios rejeitados podem contribuir com lucros adicionais para a empresa.

Custeio Variável

É um método de custeio para fins gerenciais, não sendo admitido seu uso para efeito contábil e fiscal. O método consiste em alocar ao custo de produção do período somente os custos variáveis de produção (normalmente os custos diretos)

O sistema de custeio variável procura as distorções existentes nos critérios de rateios exigidos no sistema de custeio por absorção. No custeio por absorção os custos fixos são rateados aos produtos e/ou serviços enquanto no custeio variável estes custos são tratados como despesas, e vão direto para o resultado.

Vantagens do Custeio Variável

 As informações para análise das relações entre custo – volumes são obtidos mais facilmente do que o método de custeio por absorção.

 O método de custeio variável adapta-se melhor aos instrumentos de controle de organização, auxiliando estudos como estabelecimento de custo – padrão, orçamento e planejamento.

Desvantagens do Custeio Variável

 Dificuldade encontrada na separação entre custos fixos e custos variáveis.

 A legislação brasileira do imposto de renda não permite a sua utilização.

Custeio ABC

Um método de análise de custos que busca rastrear os gastos de uma empresa para analisar e monitorar as diversas rotas de consumo dos recursos diretamente identificáveis com suas atividades mais relevantes e destas para os produtos ou serviços. O ABC é uma metodologia que facilita a análise dos valores de custos relacionados às atividades que mais consomem recursos. A quantidade, a relação de causa e efeito e a eficiência e eficácia com que os recursos são consumidos nas atividades constituem o objetivo da análise estratégica de custos do ABC, permitindo que os custos indiretos sejam primeiramente direcionados a atividades e processos, e depois a produtos, serviços e clientes.

Vantagens

 Adequa-se mais facilmente as empresas de serviços, pela dificuldade de definição do que seja custos, gastos e despesas nesses tipos de empresa.

 Menor necessidade de rateios arbitrários;

 Atende aos Princípios Fundamentais de Contabilidade;

 Obriga a implantação, permanência e revisão de controles internos;

 Proporciona melhor visualização dos fluxos dos processos;

 Identifica o custo de cada atividade em relação aos custos totais da empresa;

 Pode ser empregado em diversos tipos de empresas;

 Possibilita a eliminação ou redução das atividades que não agregam valor ao produto.

Desvantagens:

 Gastos elevados para implantação;

 Necessidade de revisão constante;

 Necessidade de reorganização da empresa antes de sua implantação;

 Dificuldade na integração das informações entre departamentos;

 Falta de empregado qualificado e experiente para implantação e acompanhamento;

 Necessidade de reformulação de procedimentos padrões;

 Maior preocupação em gerar informações estratégicas do que em usá-las.

Método de custeio por Atividade

Consiste na análise e alocação de custos aos processos de uma determinada empresa, visando melhor gerenciar a lucratividade. O uso deste método permite uma melhor mensuração dos custos. Os recursos são atribuídos a cada atividade, em seguida, as atividades são atribuídas a objetos de custo com base no seu uso, está baseado nas atividades que a empresa efetua no processo de fabricação de seus produtos.

...

Baixar como  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »