TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição e saúde

Resenha: Nutrição e saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  Resenha  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O tema “Alimentação e saúde” foi escolhido pelo grupo , por ser um tema actual e conveniente para alertar as pessoas para a importância da saúde e da alimentação para a qualidade de vida.

O que é Saúde?

“Saúde significa o estado de normalidade de funcionamento do organismo humano. Ter saúde é viver com boa disposição física e mental.

Além da boa disposição do corpo e da mente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) inclui na definição de saúde, o bem-estar social entre os indivíduos”.

Diversos factores influenciam a saúde de um indivíduo, nomeadamente, entre outros:

- a biologia humana;

- o ambiente físico, social e económico;

- os hábitos alimentares (equilibrada)

- a prática de exercício físico

- assistência médica (adequada)

- estado emocional (equilibrado)

Ter saúde significa um aumento da qualidade de vida, na medida em que com saúde, verifica-se um aumento da capacidade de usufruir de uma vida equilibrada.

Por outro lado, as pessoas que estão expostas a condições precárias de sobrevivência, que não possuem saneamento básico (água, limpeza, esgotos, etc.), assistência médica adequada, alimentação é água de qualidade, etc., têm a sua saúde seriamente afectada.

O exercício físico é importante para todas as pessoas quer sejam jovens, adultas ou idosas. O exercício deverá ser mais ou menos moderado, de acordo com a idade e as características de cada indíviduo, nomeadamente problemas de saúde congénitos ou outros.

A prática de exercício melhora globalmente a saúde, aumentando e mantendo a qualidade de vida e independência, permitindo o convívio e a integração social e facilitando o desenvolvimento das capacidades sociais.

Efeitos benéficos do exercício físico regular na saúde:

• Em termos de peso e composição corporal tem como efeito a diminuição da gordura corporal, prevenção e tratamento da obesidade e preservação da massa muscular;

• Prevenção de doenças cardiovasculares, previne e melhora a hipertensão arterial e as alterações das gorduras do sangue;

• No funcionamento do coração, em que diminui a tendência das plaquetas de entupirem os vasos, diminui a concentração de certas substâncias, que conferem excessiva tendência de coagulação ao sangue e que aumentam o risco de tromboses;

• Na composição do sangue e do risco de tromboses, diminui a tendência de plaquetas entupirem os vasos, diminui a concentração de certas substâncias que conferem excessiva tendência de coagulação ao sangue e que aumentam o risco de tromboses;

• Em termos de circulação venosa, previne as varizes;

• Em termos de imunidade, aumenta a capacidade de defesa das infecções;

• Em termos do aparelho locomotor, ajuda o desenvolvimento e manutenção dos ossos, aumenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com