TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cite e explique a importância de 3 objetivos que devem estar presentes no ensino da geografia nas primeiras séries do ensino fundamental

Por:   •  12/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 3

AD 2 – 2015.2

Disciplina: GEOGRAFIA I

Coordenador (a): EDUARDO PIMENTEL MENEZES

1- Cite e explique a importância de 3 objetivos que devem estar presentes no ensino da geografia nas primeiras séries do ensino fundamental.(3,0)

RESPOSTA :

O Ensino de Geografia no ensino fundamental, está diretamente ligado a construção da identidade pessoal, a integrar o aluno a sociedade , onde ele seja capaz de reconhecer seu espaço e se integrar a ele , reconhecendo seu lugar . Citando Callai , ele deve ser capaz de “ Ler a paisagem, ler o mundo da vida,ler o espaço construído”

Podemos citar 3 dos vários objetivos presentes no ensino de geografia nos anos iniciais de ensino , como: 1º Conhecer a organização do espaço geográfico, compreendendo o papel das sociedades em sua construção , onde o aluno atraves da observação do espaço e de suas modificações ,entende como foi construído ao longo do tempo . 2 º Identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas consequências , onde aprende a avaliar como a interferência do homem alterou o espaço e como isso beneficiou ou prejudicou a sociedade e 3º – Compreender que as melhorias nas condições de vida, nos avanços tecnológicos e nas transformações socioculturais são decorrentes de conquistas e confl itos da sociedade, o aluno percebe que o que beneficia um grupo , pode prejudicar outro , e tudo depende de como vai atingir a sua comunidade , seu espaço . E que essas mudanças ocorrem de conflitos de interesses.

Seguindo esses e outros objetivos citados no texto, o aluno será capaz de Ler o espaço em que vive , compreender o mundo e se formar como cidadão, entendendo a importância de cidadania.

2- Explique o processo no qual o homem é usuário e ao mesmo tempo, agente construtor do espaço em que vive.(3,0)

RESPOSTA :

Sabemos que o espaço é uma construção do homem , organizado de acordo com suas necessidades. O Homem usa esse espaço conforme a sua necessidade, sua capacidade de usar, de modificar , e/ou transformar esse espaço. Porém, o homem, também se adapta , se transforma ,conforme as necessidades apresentadas no espaço que vive. Portanto , esse processo é um ciclo, onde primeiro o homem reconhece o espaço onde vive , se reconhece como parte dele, e a partir de usuário, ele vai construir o espaço que vive.

3- Faça uma relação associativa com os seguintes conceitos estudados com relação ao espaço geográfico: (4,0)

- IDENTIDADE : A criação de vínculos com o lugar a partir de momentos vividos , reconhecimento de pontos importantes para identificar pontos num caminho, por ex. Perceber que um mesmo espaço, pode ter percepções diferentes dependendo de quem as vê.

- VÍNCULO COM O LOCAL: A partir do vínculo emocional criado quando se cria a identidade com um determinado local. Esse vínculo nos faz responsáveis emocionalmente , então buscamos cuidar e manter essa identidade da forma que lembramos.

- AS DIFERENÇAS:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com