TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Controle Social

Por:   •  14/4/2017  •  Artigo  •  1.992 Palavras (8 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11][pic 12]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        1

2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................. 2

3 CONCLUSÃO.......................................................................................................... 6

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA............................................................................... 7



  1. INTRODUÇÃO

O artigo se aprofunda em analisar o contexto histórico envolta do processo de integração da Constituição Cidadã e, com esta, a divisão dos principais Conselhos de Política Pública no Brasil e no município de Recife.

Basicamente a requisição da população brasileira, na tentativa de participar dos principais debates/reuniões envolvendo questões sociais e garantir os mecanismos do controle social, aparentava ser uma conquista difícil nos anos em que a democracia ainda se demonstrava presente no meio social (1930-1945). Com o golpe militar de 1945, a opinião dos brasileiros não correspondia com os requisitos do estado ditatorial e, por essa razão, os preceitos do controle social demonstraram ser impossíveis de entrar em acordo. No entanto, voltaram a ser questionados somente no final anos 70 e inicio dos anos 80, quando a onda de movimentos sociais se intensificou pela conquista da redemocratização do Estado. Para Fichter (1969, apud VASCONCELOS, 2001), o controle social é uma extensão do processo de socialização. Socialização significa que o indivíduo aprende e desempenha os padrões esperados e controle social é o mecanismo que perpetua esse processo induzindo e mantendo a conformidade das pessoas ao padrão. Portanto, ele é o mecanismo que mantém a conformação do indivíduo às regras do grupo e, por conseguinte, mantém a coesão do grupo, sua existência.

Os conselhos, inseridos juntamente com a Constituição de 1988, têm por função cumprir os requisitos da população, sem exceções. Apesar da existência de carências públicas e outras problemáticas, os conselhos andam cumprindo o espaço da população de intervir nos parâmetros públicos.

2 DESENVOLVIMENTO

Diante da amplitude da Constituição de 1988, popularmente conhecida como Constituição Cidadã, os direitos da população brasileira passaram a ser aplicados e contestados de uma maneira mais madura e, ao mesmo tempo, competente. No entanto, antes mesmo da criação da nova Constituição, na década de 80, a sociedade brasileira levou anos para conquistar a participação no controle social das políticas públicas.

PÓLIS (2008, p.1) define o controle social como:

[...] capacidade que a sociedade tem de intervir nas políticas públicas. Esta intervenção ocorre quando a sociedade interage com o Estado na definição de prioridades e na elaboração dos planos de ação do município, do estado ou do governo federal. (POLÍS, 2008, p. 1).

Alguns especialistas custam a constatar que o Brasil, de fato, apresentou uma postura democrática, principalmente durante o período de 1945 até 1964 (antes da ditadura), mas não o bastante para que houvesse espaço da população participar dos principais debates político-sociais.

Com o golpe militar de 1964, a situação dos brasileiros de intervir no controle social se tornou ainda mais difícil. As liberdades políticas se tornaram restritas e as organizações políticas de esquerda se apresentavam de modo clandestino.

Ressalta-se que o início da década de 1960 e, particularmente, a partir de 1962, o Brasil entrava numa crise econômica causada pelo aumento descontrolado da inflação, pela desaceleração da economia e queda geral no investimento público e privado. (BARROS, 2010)

Os movimentos sociais avançam em organização e atuação nas diversas frentes, criando várias novas entidades ou reforçando as já existentes. No campo e na cidade, entre os intelectuais, operários, soldados, marinheiros, estudantes e também em frentes amplas, que congregavam várias entidades ao mesmo tempo, como a Frente de Mobilização Popular – FMP – criada em 1962, a articulação e a pressão exigindo reformas profundas ganhavam corpo e também as ruas. (BARROS, 2010).

Durante os anos 70, a onda de movimentos sociais que lutam pela democratização da sociedade brasileira (ainda buscando o direito de intervir nas políticas públicas através da criação de mecanismos de controle social) garantiu ainda mais destaque, mesmo com a existência de casos envolvendo censura, torturas, exílios, assassinatos e desaparecidos durante o período ditatorial.

No inicio dos anos 80, o Brasil, ainda governado pelos ditadores, enfrentava diversos problemas, tal como a alta inflação. Enquanto isso a oposição ganhava ainda mais espaço com o surgimento de novos partidos e com o fortalecimento dos sindicatos. O ano de 84 foi marcado pela reivindicação populacional durante o movimento das Diretas Já. Somente no ano de 1985 que a redemocratização voltou a ser uma realidade no território brasileiro, marcando o fim da ditadura militar.

Basicamente a Constituição de 1988 teve justamente o intuito de apagar os rastros do período ditatorial, além de abranger o surgimento dos Conselhos de Políticas Públicas (como saúde, educação, família, idosos, etc) em todo o Brasil.

O direito à participação popular na formulação das políticas públicas e no controle das ações do Estado está garantido na Constituição de 1988 e regulamentado em leis específicas, como a Lei Orgânica da Saúde (LOS), o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e o Estatuto das Cidades. Estas leis preveem instâncias de consulta e deliberação cidadãs, especialmente por meio de conselhos de políticas públicas nos três níveis do Executivo (Federal, Estadual e Municipal). Além disso, o controle social pode ser exercido fora dos canais institucionais de participação, pela população em geral, acompanhando as políticas públicas em todos os níveis da federação. (PÓLIS, 2008, p.1).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com