TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESQUEMA DE DINHEIRO E AS REGRAS DE RACING - O QUE E AS DIFERENÇAS

Tese: O ESQUEMA DE DINHEIRO E AS REGRAS DE RACING - O QUE E AS DIFERENÇAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Tese  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 4

REGIME DE CAIXA E REGIME DE COMPETÊNCIA - O QUÊ É E QUAIS AS DIFERENÇAS

Muitas vezes nos deparamos com a dúvida sobre o que é e quais as diferenças entre o regime de caixa e regime de competência. De forma muito simplificada, podemos dizer que o regime de caixa leva em consideração o desembolso efetuado para pagamento de despesas ou o recebimento de vendas. Já o regime de competência leva em consideração o fato gerador, ou seja, quando efetivamente houve a despesa ou receita, independente de haver ou não dinheiro "entrando" no caixa. Para se conhecer o resultado de um exercício é preciso confrontar o total das despesas com o total das receitas correspondentes ao respectivo exercício. É o regime contábil a ser adotado que definirá que despesas e receitas deverão ser consideradas na apuração do resultado do respectivo exercício.

REGIME DE COMPETÊNCIA

A adoção do regime de competência tem por finalidade reconhecer, na contabilidade, as receitas, custos e despesas, no período a que competem, independente da sua realização em moeda.

O Princípio da Competência do exercício relaciona-se com o reconhecimento do período contábil, isto é, quando uma receita ou uma despesa deve ser reconhecida, um exemplo para ilustrar e melhor compreendermos seria quando uma empresa realiza uma venda para pagamento em 60 dias, a receita é reconhecida na data da venda e, portanto, o valor da venda estará indicado na Demonstração do Resultado do Exercício daquele mês.

As empresas tributadas com base no lucro real estão obrigadas a adotar o regime de competência para fins de apuração dos tributos.

O registro do documento se dá na data do fato gerador (ou seja, na data do documento, não importando quando vou pagar ou receber). Para se conhecer o resultado de um exercício é preciso confrontar o total das despesas com o total das receitas correspondentes ao respectivo exercício. É o regime contábil a ser adotado que definirá que despesas e receitas deverão ser consideradas na apuração do resultado do respectivo exercício.

A visualização gráfica deste conceito, analisando-se um mês da empresa X pode ser dada da seguinte maneira:

Entradas – Saídas = Superávit ou Déficit

REGIME DE CAIXA

O regime de caixa, representa o reconhecimento das receitas, custos e despesas, pela entrada e saída efetiva da moeda. Considera o registro dos documentos quando estes foram pagos, liquidados, ou recebidos, como se fosse uma conta bancária. Para se conhecer o resultado de um exercício é preciso confrontar o total das despesas com o total das receitas correspondentes ao respectivo exercício. É o regime contábil a ser adotado que definirá que despesas e receitas deverão ser consideradas na apuração do resultado do respectivo exercício.

A visualização gráfica deste conceito, analisando-se um mês da empresa X pode ser dada da seguinte maneira:

Entradas – Saídas = Superávit ou Déficit

 Três exemplos de eventos os quais mostram que a sobra do dinheiro no caixa não é sinônimo de lucro.

REGIME DE CAIXA - Neste critério de avaliação, analisa-se o fluxo de caixa no período, ou seja, analisam-se as entradas e saídas de dinheiro com seus respectivos saldos diário, sendo que:

 Sobra de dinheiro em caixa não é sinônimo da obtenção de lucro

Exemplo de casos que retratam esta situação:

• Venda a vista de itens comprados a prazo

• Venda de itens disponíveis em estoque e que já tenham sido pagos em períodos anteriores

• Recebimentos em datas inferiores aos pagamentos (quando o prazo para pagamento da compra é superior ao do recebimento das vendas)

• Entrada de dinheiro originada em outras fontes que não seja a venda (venda de um bem imobilizado, empréstimos,...)

 Falta de dinheiro em caixa não é sinônimo de prejuízo.

Exemplo de casos que retratam esta situação:

• Pagamento da compra de um lote de mercadorias e/ou matéria-prima que ainda não fora vendida

• Pagamento de contas que não façam parte da movimentação operacional (empréstimos, financiamentos,...).

• Compra de bens imobilizados (veículos, móveis, máquinas,...).

• Retirada realizada por sócios

• Atraso no recebimento de contas

• Inadimplências

REGIME DE COMPETÊNCIA - Neste critério de avaliação, analisa-se o real desempenho da empresa, considerando as operações de venda com os respectivos custos para sua realização:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com