TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fenômeno da globalização faz com que as distâncias diminuam facilitando o fluxo de pessoa

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.323 Palavras (10 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO...................................................................................4,5,6,7

3 CONCLUSÃO........................................................................................................8

REFERÊNCIAS.........................................................................................................9



  1. INTRODUÇÃO

A imigração é um elemento que faz parte do processo da dinâmica populacional desde as civilizações primitivas quando a prática do nomadismo se fazia presente na luta pela sobrevivência humana.

A migração não é importante apenas para as pessoas que trocam de local de domicílio. Ela também influencia de maneira decisiva em muitos outros aspectos com: no desenvolvimento de cidades regiões e países, no crescimento das populações das cidades, na troca de conhecimento e tecnologias entre os povos, no mercado de trabalho de uma maneira geral, portanto assim como as pessoas se modificam quando mudam de cidade, as cidades, regiões e países também se modificam de tal forma que algumas passam a ter um novo perfil diante da presença transformadora dos imigrantes.

No caso do Brasil em particular, com o fim do tráfico negreiro e da escravidão e a necessidade da utilização da mão-de-obra para trabalhar na lavoura somada a caótica situação econômica em que se encontrava a Europa em meados do século XIX muita imigrantes foram atraídos à procura de melhores condições de vida e trabalho. Esses migrantes foram responsáveis por um aumento considerável da nossa produção de café trabalhando como empregados ou proprietários de terras e estiveram presentes também, no processo de industrialização do Brasil ajudando na urbanização das cidades, portanto o trabalho dos imigrantes caminhou paralelamente ao desenvolvimento e a diversificação econômica brasileira. 
atualmente o mais importante fator que contribui para migração são as desigualdades regionais e o desemprego que provoca o êxodo tanto da zona rural quanto de cidade para cidade. a busca por trabalho faz com que muitos desempregados saiam de seus locais de origem para buscar melhores condições de renda .

                        O fenômeno da globalização faz com que as distâncias diminuam facilitando o fluxo de pessoas que se mudam de um lugar para outro, nesse contexto o grande problema é a grande quantidade de migrantes que se deslocam para cidades que muitas vezes não estão preparadas para absorver tantas pessoas, pois os empregos não são suficientes, em consequência disso as cidades tornam-se superpopulosas e os migrantes são obrigados a morar em favelas sem resolver seus problemas relacionados ao trabalho, remuneração e renda.

2 DESENVOLVIMENTO

                       

                        Com o desenvolvimento das cidades pelo mundo, poderia levar a pensar que as imigrações foi um ato em vão, mas, a principio mesmo com a evolução, mostra-se constante mudança no perfil dos imigrantes, já que a imigração era principalmente feita por pessoas pobres em busca com esperanças de melhores condições de vida. A migração para as cidades, centros urbanos e outro país é discutida no quadro de uma comunidade mais ampla. Poderia ser vista como parte da estratégia familiar para diminuir problemas econômicos e sociais. Entretanto em muitos casos, a decisão é motivada pela necessidade como pela escolha.
Devido às circunstâncias sociais, econômicas e políticas em transformação, a nível nacional e internacional. Em ambos os casos, a migração é um sinal de grandes disparidades, relativamente às condições econômicas e sociais, entre o local de origem e o de destino. Os movimentos internos e internacionais são ambos facilitados por transportes e comunicações melhores e mais baratos, a facilidade dos deslocamentos e da interatividade e o acesso ao conhecimento.

                        Uma absorção dos imigrantes melhor qualificados dos países em desenvolvimento, e um êxodo inicial de profissionais liberais, estudantes e trabalhadores qualificados seguiu para os locais em que havia melhores condições de trabalho, estudo e certa projeção pessoal do que em seu local de origem logo após poderia vir os restantes membros da família que a eles se juntariam.
A atração por lugares desenvolvidos em busca de uma vida melhor e poder propiciar o mesmo a sua família, faz com que e imigração para os grandes centros desenvolvidos se torne uma forma de qualificação e de emprego melhor.

                        De acordo com as tendências observadas dos movimentos migratórios, sempre procuram áreas ou polos mais desenvolvidos onde a concentração de renda parece ser maior na concepção dos imigrantes, mas outra tendência também observada é a migração para locais em desenvolvimento, cidades ou países onde a possibilidade de uma melhor distribuição da renda entre trabalhadores, por exemplo, e de ate mesmo contratação de recém-formados sem experiência, este fato pode ser observado pelos jovens que buscam seu primeiro emprego. Algo que nesse período e relevante o caso dos estudantes terem maior acesso aos polos educacionais cidades e ate mesmo países que tem o estudo e a pesquisa seu principal atrativo para os migrantes que ali se fixam ou em locais de sua proximidade. A globalização não é um processo no qual a maioria dos países participa em pé de igualdade, realizando igualmente atividades de intercâmbio e produção.

                        O forte poder de atração populacional, gerado pelas regiões mais “ricas” e mais desenvolvidas é uma tendência mundial para a imigração global. Pode-se dizer que, na atualidade a proporção de imigrantes vincula-se à renda média baixa, presente em boa parte da população, mostrando que os imigrantes mais pobres têm poucas opções se afastando dos locais de origem desprovidas de infraestrutura, em alguns casos, mesmo tendo que arcar com elevado custo de deslocamento, já que a oferta de empregos é bastante reduzida em seu município. Mas ligado a isso temos os imigrantes com a maior renda, que se desloca para regiões onde seu trabalho ou investimento tenha um maior valor.
De acordo com a diferenciação regional influencia a imigração dos locais menos desenvolvidos para os mais desenvolvidos, dependendo da inserção do trabalhador segundo ramo de atividade, do estudante e suas perspectivas profissionais e do profissional liberal em busca de sua ascensão financeira. Enfim busca por melhores condições materiais de vida até aperfeiçoamento das habilidades técnicas.
                        Através de políticas publicas de promoção social e de investimentos mais efetiva. As políticas deste tipo têm de ultrapassar a dificuldade que representa o fato de, apesar de os benefícios poderem fluir para as regiões mais carenciadas, os recursos não melhorarem necessariamente os meios de vida das pessoas pobres e as disparidades de rendimentos na região poderem aumentar. Outro fator seria, ramos de atividade como o industrial, com maior capacidade de originar melhorias não apenas no nível de renda e qualificação do trabalhador, mas também de gerar externalidades - como a formação de arranjos produtivos locais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com