TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gas Natural

Trabalho Escolar: O Gas Natural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  926 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Alcanos são compostos orgânicos constituídos apenas por átomos de carbono e hidrogênio, desprovidos de instauração. Quando acíclicos, os alcanos apresentam a formula geral CnH2n+2, em que n representa o número de carbonos. Eles são compostos amplamente encontrados na natureza. O metano também e produzido no sistema digestivo de cupins.

O gás natural.

O termo gás natural é usado para designar gases acumulados no subsolo, de composição muito variável, os quais estão ou não associados a presença de óleo. Com poucas exceções, o gás natural consiste em pelo menos 95% de hidrocarbonetos, sendo o restante constituído de nitrogênio, dióxido de carbono e, algumas vezes, sulfeto de hidrogênio.

Os hidrocarbonetos de maior massa molecular estão presentes em menor quantidade, considerando-se que alcanos com mais de 5 átomos de carbono raramente constituem mais de 2% em volume da mistura.

Origem e uso do petróleo.

O petróleo é um óleo escuro formado por uma mistura complexa de centenas de hidrocarbonetos, ou seja, compostos formados por carbono e hidrogênio. Existem relatos que o petróleo já era utilizado há muitos séculos na Mesopotâmia, no Egito, na Pérsia, e em outros locais para aquecimento, iluminação, construção de estradas e construção civil.

Os cientistas aceitam hoje a teoria de que o petróleo seja formado pela decomposição de animais e vegetais aquáticos, principalmente marinhos, que foram soterrados por sucessivas camadas de lama e silte, provavelmente 400 e 500 milhões de anos atrás.

Propriedades físicas.

Os alcanos são compostos poucos polares, e as forças de atração que atuam entre suas moléculas são do tipo dipolo induzido. A magnitude desta força é proporcional a área de contato entre as moléculas; consequentemente, em alcanos lineares, excetuando-se os primeiros da série, observa-se aumento de 20-30°C em cada metileno adicional. Em alcanos de mesmo número de átomos de carbono, a temperatura de ebulição diminui com o aumento do número de ramificações.

Propriedades fisiológicas

As propriedades fisiológicas exibidas pelos alcanos variam de acordo com a extensão da cadeia carbônica. O metano e aparentemente inerte do ponto de vista fisiológico. Já outros alcanos gasosos ou vapores de alcanos líquidos podem atuar como anestésicos e causar problemas cardíacos, como fibrilação ventricular.

Além de efeitos fisiológicos sistêmicos, os alcanos exibem ação fisiológica local. Alcanos líquidos, como os que constituem a gasolina e o querosene, quando em contato com a pele, provocam a destruição da camada lipoproteica produzida pela epiderme, podendo o contato prolongado resultar em dermatite.

Um pouco sobre a química do petróleo.

A destilação do petróleo resulta na obtenção de diversas frações que são utilizadas como combustível.

Com a substituição dos veículos movidos a tração animal pelos automóveis, ainda antes da Primeira Grande Guerra, aumento muito a demanda por gasolina superando, a quantidade obtida pela destilação direta do petróleo. A solução para o problema veio na forma do desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com