TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gás Natural E A Geração Termelétrica

Artigo: O Gás Natural E A Geração Termelétrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2013  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  877 Visualizações

Página 1 de 4

O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves encontrada no subsolo, na qual o metano tem uma participação superior a 70% em volume. Sua composição pode variar bastante dependendo de fatores relativos ao campo em que o gás é produzido, processo de produção, condicionamento, processamento, e transporte. O gás natural é um combustível fóssil e uma energia não-renovável e é encontrado no subsolo através de jazidas de petróleo, por acumulações em rochas porosas, isoladas do exterior por rochas impermeáveis, associadas ou não a depósitos petrolíferos. É o resultado da degradação da matéria orgânica de forma anaeróbica oriunda de quantidades extraordinárias de microorganismos que, em eras pré-históricas, se acumulavam nas águas litorâneas dos mares da época. Essa matéria orgânica foi soterrada a grandes profundidades e, por isto, sua degradação se deu fora do contato com o ar, a grandes temperaturas e sob fortes pressões.

A inclusão do gás natural na matriz energética nacional, conjugada com a necessidade de expansão do parque gerador de energia elétrica e com o esgotamento dos melhores potenciais hidráulicos do país, tem despertado o interesse de analistas e empreendedores em ampliar o seu uso na geração termelétrica. No século XIX, o gás natural era considerado um estorvo ao ser encontrado junto com o petróleo, pois exigia uma série de procedimentos de segurança que encareciam e complicavam as atividades de prospecção. No século XX, a partir dos anos 80, o consumo se expandiu e o gás natural transformou-se na fonte de energia de origem fóssil a registrar maior crescimento no mundo, entre 1973 e 2007 a produção mundial mais que dobrou. O interesse pelo gás natural está relacionado à busca de alternativas ao petróleo e de fontes menos agressivas ao meio ambiente e também pela utilização na geração de energia elétrica.

A geração de energia elétrica a partir de gás natural cujo desenvolvimento é relativamente recente (após a Segunda Guerra Mundial) e junto ao setor elétrico o uso mais generalizado dessa tecnologia tem ocorrido somente nos últimos 15 ou 20 anos. Entre as fontes de geração que compõem a matriz energética brasileira, as termelétricas a gás têm sido uma opção de investimento para suprir o país da crescente demanda por energia elétrica. Nos últimos anos ganhou peso e importância sistemas que comprovadamente operam com eficiência energética, isto é, com melhor aproveitamento da energia primária na geração de energia.

A IEA (International Energy Agency) estima que a demanda por gás natural para produção de energia elétrica irá manter-se em expansão mundial até 2020, particularmente em regiões como Ásia e África, sendo o movimento estimulado pela substituição de outros combustíveis fósseis, como carvão e derivados de petróleo. Após a crise do petróleo dos anos 70, vários países menos desenvolvidos passaram a avaliar a aplicação do gás natural para a produção de energia elétrica. Simultaneamente, as tecnologias de geração termelétrica avançaram, embora as empresas de eletricidade ainda estivessem concentradas no carvão e na energia nuclear. No Brasil, a matriz da energia elétrica é predominantemente hidráulica e esta característica não deverá se alterar no médio prazo. No entanto, de acordo com o Plano Nacional de Energia 2030 produzido pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética), a participação das termelétricas movidas a gás natural deverá aumentar, no curto e médio prazos. Essas usinas operariam de maneira complementar às hidrelétricas. Em outras palavras, seriam colocadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com