TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gás natural

Seminário: Gás natural. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  Seminário  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 4

A indústria do gás natural é classificada como uma indústria de rede, por ser composta por diferentes atividades organizadas sob a forma de uma rede física necessária à sua operação e prestação do serviço. Essa classificação também se dá pelo fato de essa indústria utilizar normalmente, como meio de transporte e distribuição, redes de dutos de alta e baixa pressão.

Uma característica fundamental da indústria do gás natural é sua estreita relação com a indústria de petróleo, esta relação fez com que a exploração e produção do gás fossem vinculadas a exploração e ao aproveitamento do petróleo. A cadeia do gás natural abrange as atividades de produção, transporte, distribuição e comercialização sendo que o segmento de produção compreende atividades de explotação, desenvolvimento e produção do gás nas bacias sedimentares; o transporte normalmente é feito em gosodutos e de alta pressão; a distribuição do gás aos consumidores finais é feita em gasodutos de menor pressão; e a comercialização corresponde a compra e venda do gás natural.

A característica do gás natural de baixo nível de emissão de poluentes atmosféricos, como óxidos de enxofre e particulados, favorece a substituição de outras fontes energéticas pelo gás, em particular os derivados de petróleo e carvão mineral, a desvantagem do gás natural é sua baixa densidade de energia, em condições normais temperatura e pressão. Uma mesma quantidade de energia na forma de gás natural ocupa um volume cerca de 1000 vezes superior à energia na forma de óleo bruto, o que explica, em grande medida, porque o custo de transporte dessa unidade de energia, por meio de um gasoduto terrestre, é três a cinco vezes o equivalente (em energia) ao custo do petróleo bruto. Por essa razão, o transporte ditou o ritmo de desenvolvimento da indústria do gás natural. Seu desenvolvimento se deu de forma fragmentada, sendo mais intenso nos países que possuíam reservas de gás próximas aos mercados consumidores. Pelo fato de a atividade de transporte de gás ser um monopólio natural

os governos se viram responsáveis por desenvolver essa, que inicialmente se estruturou de forma integrada, ou seja, o agente proprietário da atividade de transporte também era proprietário das atividades de produção e distribuição. Com o passar do tempo e o aumento do preço do petróleo, foram feitos investimentos importantes em tecnologias alternativas de transporte de gás natural que permitiram o desenvolvimento do mercado de gás em países distantes dos centros produtores.

O gás natural vêm, ao longo dos últimos anos, aumentado a sua participação na matriz energética nacional. Neste segmento, típica indústria de rede, o planejamento dos dutos de distribuição é um dos fatores críticos de sucesso, pois o acesso ao produto só é possível quando existem gasodutos que permitam atender aos clientes.

Para compreendermos as características atuais do parque industrial de gás natural no Brasil, devemos primeiro conhecer a um pouco da história e eventos que formaram o cenário atual. Após os choques do petróleo da década de 1970, o gás natural passou a desempenhar um papel mais relevante no mercado energético mundial.Naquele momento, a necessidade de reduzir a dependência do petróleo importado induziu o crescimento da indústria do gás natural, uma vez

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com