TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Movimento Feminista

Por:   •  28/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

Podemos observar que Mirla Cisne em seu texto deixa claro

que a luta do feminismos não é apenas para diferenciar o homem da mulher e sim brigar pela igualdade, q a mulher seja vista por seu trabalho e não por seu sexo, lutando pelo fim da desigualdade social.

A sociedade ainda tem muita alienação, devido ao patriarcado, onde os homens se tornam donos das mulher e elas por si própria devido ao seu patriarcado se submetem ao seu marido, fazem tudo que os mesmos querem, ou seja cuidando de filhos, casa, muitas vezes abusadas sexualmente e muitas ainda sai para trabalhar para ganhar um valor muito inferior que os homens.

Sempre lembrando que o movimento feminista luta pela igualdade dos sexos, porém com o tempo os movimentos ficam mais fragilizados, com as ONGs, onde as feministas acabam deixando de lado a mobilização e a formação de política, tornando se defensoras da estabilidade da ordem. Quando os movimentos não estão ligados a partidos políticos fica muito mais fácil fazer todas as reivindicações, pois partidos políticos atrapalham a evolução de projetos.

Sendo assim esses movimentos já conseguiram diversas coisas como a lei maria da penha, por isso até hj ainda corremos para alcançar todas as igualdades sociais, seja ela no salário ou até mesmo em querer se reproduzir, e a mulher hj necessita de não ter mais medo e sim voz para mudar tudo a sua volta.

É importante pontuar que feminismo não é o oposto de machismo, pois o machismo é uma construção social que promove e justifica atos de agressão e opressão contra as mulheres. Já o feminismo, conforme mencionamos, é o movimento social que luta contra as manifestações do machismo na sociedade. Assim, o objetivo final do feminismo é construir uma sociedade que ofereça igualdade de condições entre os dois gêneros.

Raízes do feminismo

As origens do movimento feminista remontam ao período das revoluções liberais, das quais o grande destaque foi a Revolução Francesa, influenciada pelos ideais do Iluminismo. Desse período, pode-se destacar a ação de Olímpia de Gouges, que, durante os anos iniciais da Revolução, lutou pela emancipação dos direitos das mulheres, defendendo, principalmente, o direito das mulheres de participar ativamente da política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (27.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com