TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O NOVO MODELO DE GESTÃO NAS GERAÇÕES BABY BOOMER, X, Y E Z.

Por:   •  4/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.370 Palavras (6 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 6

NAYARA FERREIRA LIMA

 

O NOVO MODELO DE GESTÃO NAS GERAÇÕES BABY BOOMER, X, Y E Z.

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso MBA Gestão de Pessoas da Faculdade Cearense como requisito parcial à aprovação na Disciplina Pesquisa Científica.

Orientadora Professora Ms Maria Alice Duarte Gurgel Soares.

Fortaleza

2017

  1. TÍTULO: O Novo modelo de gestão nas gerações baby boomer, x, y e z.

    2)  TEMA:  Gestão nas gerações baby boomer, x, y e z.

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA: A pesquisa tem como alvo entender as gerações e o modo de gestão de cada uma e como elas podem interagir para melhoria no meio organizacional.

  1. PROBLEMA

Diante do exposto temos o seguinte questionamento: Como fazer com que essas gerações trabalhem de forma harmônica?

  1. HIPOTESES

Acredita-se que as referências dessas gerações são diferentes umas das outras, fazendo com que haja divergências entre os pensamentos e o modo de agir.

  1. OBJETIVOS

6.1) GERAL

Compreender como é o modelo de gestão de pessoas nas gerações Baby Boomer, X, Y e Z.

6.2) ESPECÍFICOS

  • Identificar as gerações baby boomer, x, y e z.
  • Verificar a importância de gestão de pessoas nessas gerações.

  • Analisar os aspectos positivos e negativos dessas gerações no modelo de gestão.

  1. JUSTIFICATIVA

        

        O intuito da pesquisa surgiu pelo interesse de se compreender melhor as gerações baby boomer, x, y e z. E o modo de gerir de cada uma com o foco na interação das gestões para uma eficiência e eficácia dentro da empresa.

  1. REVISÃO DA LITERATURA

8.1 Conceito das gerações        

Cordeiro e Albuquerque (2013) defendem que a constituição de uma geração é direcionada de duas maneiras simples: um está relacionado ao acontecimento de eventos que de alguma maneira foram interrompidos durante o período histórico; já o segundo acontecimento, está ligado a vivência deste período por indivíduos de uma faixa etária, de acordo com seu processo de socialização. Pode – se dizer que essa ferramenta sociológica visa tentar compreender os indivíduos, segundo o contexto em que eles foram desenvolvidos.

8.2 Baby Boomers – Periodo de 1945 e 1964.

        Com o fim da segunda guerra mundial houve um aumento no índice de natalidade em diversas partes do mundo, essa explosão de nascidos deu origem a geração Baby boomrs.

        Robbins; Judge e Sobral, (2010), vivenciaram um mundo de prosperidade econômica e grandes avanços tecnológicos.

        Brito (2013) corrobora que profissionalmente, os valores da Boomers estão fortemente embasados no tempo de serviço. Essa geração prefere ser reconhecida pela sua experiência à sua capacidade de inovação.

Geração X – Periodo de 1965 e 1980.

        Essa geração vivenciaram acontecimentos marcantes para a economia e a sociedade, como a globalização, a jornada de trabalho excessiva de seus pais, o lançamento da TV a cabo, a utilização de computadores como ferramenta de trabalho e a socialização da internet (KLIE, 2012; ROBBINS; JUDGE ; SOBRAL, 2010).

Quanto ao meio de trabalho, valorizam a carreira, respeitam a hierarquia e tem receio de perder o emprego para pessoas mais novas.

Geração Y -  Periodo de 1980 a 2000.

        Oliveira (2009) destaca que: Essa geração presenciava nos movimentos estudantis e “Hippies” uma forma de manifestar suas insatisfações. Como profissionais essa geração valoriza o trabalho e busca ascensão profissional, sendo independente e autoconfiante.

        Para Oliveira (2009) as pessoas dessa geração valorizam menos a permanência em uma única empresa e mantém mais lealdade a si mesmos, porém são mais fáceis de serem recrutadas, uma vez que buscam trabalhar com liberdade, flexibilidades e criatividade, sentindo, ainda, necessidades de avaliações contínuas.         De acordo com Tulgan (2006 p.15): A Geração Y é a geração que fala mais abertamente entre todas as gerações, por estarem sempre procurando algum tipo de atividade empregatícia e constantemente trocando de emprego. Os jovens da Geração Y normalmente não possuem o conhecimento sobre os procedimentos e regras habituais de cada emprego, por possuírem essa percepção limitada geralmente creem que as outras gerações estão presas demais nos próprios hábitos e não querem mudanças.

Geração Z – Anos 2000

        Segundo Shinyashiki (2009) a geração Z engloba todos que nasceram após 1990, esta é a geração do Orkut, Twiter, Facebook, entre outras redes sociais. Os Z estão totalmente integrados com as tecnologias, valorização a comunicação virtual, fazem várias coisas ao mesmo tempo.

8.3 O perfil do gestor de cada geração.

No que defende líder Romani (2008, p 76) esclarece que: Os lideres, por meio de seus estilos próprios de atuação, características de sua personalidade, seus valores e suas concepções, são os agentes de mudança, os condutores do processo e os motivadores do grupo.

Fiorelli (2003, p. 173) liderança é a capacidade que algumas pessoas possuem de conseguir que outras, de modo espontâneo, ultrapassem o estabelecido formalmente.

Alguns trabalhos têm sido desenvolvidos com a intenção de identificar diferentes estilos de liderança ou modelos gerenciais que melhor se ajusta a diferentes perfis de culturas organizacionais (CAMERON; QUINN, 2006; HOUSE et al., 2004; MASOOD et al., 2006).

Para ROMANI (2008, p. 76), “os estilos de lideranças mais investigados pelos autores”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (108.6 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com