TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Nascimento Do Saber Cientifico

Casos: O Nascimento Do Saber Cientifico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE TEXTUAL

Experiência dos professores canadenses Christian Laville e Jean Dionne, da Université Laval, em inúmeros cursos interdisciplinares sobre metodologia da pesquisa, permitiu-lhes apresentar os princípios e as práticas de produção da pesquisa de maneira desafiadora, atraente e acessível a todos aqueles que se iniciam na prática da produção do conhecimento científico.

Através deste manual, professores e universitários poderão encontrar bases epistemológicas que fundamentam diferentes formas de produção do conhecimento; as operações mentais e práticas constitutivas do processo da produção de um conhecimento novo ou original; os elementos básicos de análise estatística visando a orientar os pesquisadores a tirarem o máximo de proveito do potencial da informática.

Este livro também oferece uma indicação das principais fontes documentais brasileiras e internacionais no campo das ciências humanas. Trata-se de uma iniciação ao que é essencial na prática da produção do conhecimento, desenvolvendo ao mesmo tempo uma cultura científica indispensável para a apreciação crítica dos frutos da pesquisa.

Como toda produção intelectual expressa o quadro sociocultural na qual esta foi produzida, Lana Mara Siman, professora da Faculdade de Educação da UFMG e doutora em didática pela

Université laval, promoveu a adaptação deste manual à realidade brasileira.

Os Autores Christian Laville e Jean Dionne ressaltam em sua obra, que vivemos em um mundo bastante complexo, mesmo com todo conhecimento produzido até hoje ainda há muito para se conhecer e aprender dentro de nossas vidas.

O homem na pré-história não tinha conhecimento de nada e a partir de um momento (percepção) ele notou que alguma coisa poderia mudar para facilitar o seu dia.

Com o passar do tempo o homem foi evoluindo, desenvolvendo a melhor maneira de viver e sobreviver. Percebe-se que isso aprimora e chega à ciência moderna.

A ciência fala e comprova, os mitos são criações imaginarias que o povo passou a acreditar e passa para as novas gerações .

A intuição é uma percepção imediata e espontânea.

Ela lega saber que parece útil a todos e que se julga adequada conhecer para conduzir a sua vida. Esse saber é mantido por ser presumidamente verdadeiro hoje em dia, e o é hoje porque era no passado e deveria assim permanecer no futuro. Ela dita o que se deve conhecer, compreender, e se comportar!!!! Muitos desses saberes não se baseiam em qualquer dado da experiência racionalizada. Outros, como a proibição do incesto, indicam que a observação propiciou um saber espontâneo. Presumidamente verdadeiro hoje em dia, e o é hoje porque era no passado e deveria assim permanecer no futuro. Ela dita o que se deve conhecer, compreender, e se comportar!!!! Muitos desses saberes não se baseiam em qualquer dado da experiência racionalizada. Outros, como a proibição do incesto, indicam que a observação propiciou um saber espontâneo. Ela lega saber que parece útil a todos e que se julga adequada conhecer para conduzir a sua vida. Esse saber é mantido por ser presumidamente verdadeiro hoje em dia, e o é hoje porque era no passado e deveria assim permanecer no futuro. Ela dita o que se deve conhecer,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com