TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Preconceito Linguístico

Por:   •  1/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  94 Visualizações

O preconceito linguístico no Brasil se sustenta por fatores de caráter regionais e socioeconômicos. Segundo, o professor, doutor em Filologia e linguísta Marcos Bogno “O preconceito linguístico deriva da construção de um padrão imposto por uma elite econômica e intelectual que considera como “erro” e, consequentemente, reprovável tudo que se diferencie desse modelo. Além disso, está intimamente ligado a outros preconceitos também muito presentes na sociedade, como preconceito socioeconômico, preconceito regional, preconceito cultural, preconceito racial e a homofobia.”

O preconceito linguístico é geralmente causado pela ideia de que existe apenas uma única língua correta e isso colabora significativamente para a prática da exclusão social. O nordeste é a que mais sofre discriminação linguística, isso acontece por se uma região pobre onde tem alto índice de analfabetismo, o nordestino é colocado como inculto, grosso e caçoado por causa de seu sotaque e gírias.

Nós, os nordestinos, costumamos nos colocar como os constantemente derrotados, como o outro lado do poder do Sul, que nos oprime, discrimina e explora. Ora não existe esta exterioridade às relações de poder que circulam o país, porque nós também estamos no poder, por isso devemos suspeitar que somos agentes da nossa própria discriminação, opressão ou exploração. (ALBUQUERQUE JÚNIOR, 2009, p. 31-32)

O Brasil é um país de diversidades, logo é inconcebível zombar de alguém por suas diferenças. Lutar contra o preconceito lingüístico é uma ação conjunta, com o povo, da mídia, literatura, música, teatro ou quaisquer manifestações. A fim de reconhecer e valorizar essa identidade nordestina marcada pelo regionalismo

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com