TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Ético político do Serviço social e a Atuação profissional

Por:   •  13/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

O projeto ético político do Serviço social e a Atuação profissional.

O Projeto Ético Político do Serviço Social transmite a imagem da profissão, elencando os valores, os objetivos, as funções, formulando os requisitos teórico-metodológicos, institucionais e práticos do agir profissional.

O Projeto Ético-Político do Serviço Social é um projeto profissional, inscrito no âmbito social, que por vezes causa embates ideológicos com os projetos de cunho societário, por apresentar uma visão distinta do viver em sociedade que cotidianamente contrapõe-se com a visão disseminada pelo viés da ideologia dominante no sistema burgo-capitalista.

Um aspecto que dificulta a ascensão do projeto do serviço social, é o fato de que mesmo no interior da profissão, há divergências que acabam por estremecer o conjunto. E para que este alcance níveis altos de aceitação, se faz indispensável uma boa articulação dos profissionais envolvidos, assim como sua necessária interação com outras categorias profissionais.

Atualmente a maior parte da categoria profissional do serviço social admite tal projeto como norteador e importante para dar vigor aos valores que legitimam a profissão, bem como, visualizam também, sua função social, inserida na divisão social e técnica do trabalho coletivo, tendo importância significativa no âmbito societário.

A intervenção do assistente social na realidade da população que se encontra em situação de vulnerabilidade social, se instrumentaliza a partir do entendimento do projeto ético político para conseguir visualizar a real necessidade dessa população, entendo qual ou não o seu dever enquanto profissional, além de garantir um acolhimento especializado ou usuário.

Isso liga diretamente a atuação profissional dos assistentes sociais, pois é necessário que sempre utilize de base o projeto ético político para construção de uma sociedade igualitária e com equidade além de conseguir garantir o atendimento dos usuários e a implantação, ampliação e execução de políticas para a população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com