TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Rio Itapecuru

Casos: O Rio Itapecuru. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 3

O rio itapecuru

O rio itapecuru, um rio genuinamente maranhense, que nasce entre as serras da Croeira e Itapecuru, a uma altitude de 480 metros, dentro da Parque Estadual do Mirador (município de Mirador). O rio percorre o estado no sentido sul-norte por 1450km até a foz na Baía do Arraial, atravessando 45 municípos, entre os quais banha as cidades de Mirador, Colinas, Caxias, Codó, Timbiras, Coroatá, Pirapema, Cantanhede, Itapecuru Mirim e Rosário, cidades que puderam desenvolver-se principalmente em razão o potencial de navegabilidade do Rio Itapecuru. No início da colonização do estado o rio teve um importancia primordial como principal caminho usado pelos Jesuítas na catequese dos nativos, o que propiciou a formação dos mais antigos núcleos urbanos do interior.

Até o início do século XX, o rio Itapecuru era a principal via de escoamneto da produção regional. Sua importância a nível estadual era grande devido ao fato de ser o canal de transporte de produtos do interior até a capital. Toda a industrialização das cidades ribeirinhas no início do século XX, utilizou o rio para transportar as máquinas. Vinham caldeiras, teares, roldanas, polias, prensas, e todos os componentes importados da Inglaterra. No transporte dos produtos primários do interior para a capital, em especialo escoamento da produção de algodão, açúcar e babaçu, e dos industrializados, no sentido inverso, ou seja da capital para o interior. O rio ajudou a desenvolver as cidades ribeirinhas até a década de 60. A navegabilidade tornou-se prejudicacda pela formaçõa de bancos de areia, resultantes do assoreamneto que abtruía os principais canis, sendo causado pelo desmatamento das suas margens, dificultando a passagens de embarcações.

A navegação no Rio Itapecuru marcou uma época em nossa história, trazendo o desenvolvimento ao interior do estado. Com a contrução da estrada de ferro de São Luís à Teresina na década de vinte, paralela ao rio posteriormente com o asfaltamento da BR-316 na década de sessenta, o rioperdeu esta função. Atualmente, tem sua importância principal no abastecimento de água das comunidades ribeirinhas e inclusive grande parte da capital do estado, São Luís, e seu Distrito Industrial, esses ultimos abastecidos atrvés do Sistema Italuís.

Projeto Italuís

- Elaborado enre os anos de 1975 e 1978, pela CAEMA, visando abastecer a população de São Luís com 4000l/s de água potável e 11000l/s de água decantada para demanda industrial.

- Em 1983 foi implantada a primeira etapa, com a vazão de 650l/s de água tratada.

Em 1988, após conclusão da câmara de transição do Tirirical, centros de reservação e partes de rede tronco de distribuição, a CAEMA operou o sistema com a vazão nominal da primeira etapa de 2000l/s.

Aproximadamnete 80% de toda a água cosumida em São Luís provém do rio Itapecuru, sendo conduzida pelo sistema de abastecimento do Projeto Italuís. A projeção para as próximas duas décadas é que a porcentagem de atendimento da população atinja 90%, sendo a população atendida no ano de 2020 equivalente a 1.150.543 habitantes dentro de uma população prevista de 1.278.382 habitantes.

Dentro do Programa de Governo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com