TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social IV

Por:   •  18/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 6

               

[pic 1]

PSICOLOGIA SOCIAL

Goiânia, setembro

2013

Universidade Anhanguera - Uniderp

Curso: Serviço Social IV

Professora: Darleide Jubé  

Tutor à distância: Helenrose A. da S. Pedroso Coelho

Nome: Letícia Fernandes Viana de Melo                      RA:349858

Nome: Valderci Rustiguel  Viana                                   RA:349861

PSICOLOGIA SOCIAL

Goiânia, setembro

2013

INTRODUÇAO

   Abordaremos no texto a seguir a definição da cultura, o que ela representa em nossas vidas .

   Falaremos do filme tropa de elite dos conflitos sociais ocorridos nele, do tráfico de drogas nos morros do Rio de Janeiro, a corrupção dentro da policia, universitários que usando trabalhos sociais para usar drogas e traficar  nos morros, a pressão psicossocial sofrida pelos políciaisdevido sua profissão.

   Abordaremos também a  necessidade da intervenção do BOPE (batalhao de operações policiais especiais), que  são policiais considerados incorruptíveis e bem preparados subir nos morros e confrontar com os traficantes. O bope é  um grupo estrutural que trabalha em equipe, com estratégia e ação. Atualmente assume uma função de pacificador, nas favelas pacificadas.  

    Em seguida abordaremos também o trabalho do assistente social que é considerado  muito importante na resolução das questões sociais. Sua intervenção consiste, sobretudo, no desenvolvimento de capacidades individuais, coletivas e sociais

RESUMO

   A Psicologia Social visa estudar o comportamento de indivíduos e suas influências sociais, buscando o que nos caracteriza como espécie dentro de certas condições ambientais.

Para isso estuda a linguagem, história, cultura, entre outros fatores.

A CULTURA

    A cultura define tudo aquilo que é produzido a partir da inteligência humana. Ela está presente desde os povos primitivos em seus costumes, sistemas, leis, religião, em suas artes, ciências, crenças, mitos, valores morais e em tudo aquilo que compromete o sentir, o pensar e o agir das pessoas. Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes.

    Todos temos cultura seja os seres humanos ou animais, mas o que nos  diferencia é  a forma  que temos de inovar e de transformar , enquanto os animais somente reproduzem aquilo que vêem.

    Então o ser humano também quando criança, tem como os animais a tendência de reproduzir o que os adultos fazem, se crescem vendo os adultos agirem de forma errada ele também vai agir da mesma forma, é o que acontece no filme que mostra crianças com armas nas  mãos, usando e vendendo drogas, como se fosse uma coisa normal.

O FILME TROPA DE ELITE (2007)

Dirigido por José Padilha

   Tropa de elite  descreve a realidade em que vive a polícia Militar do Rio de Janeiro o (BOPE), que enfrenta o trafico nos morros, luta contra a corrupção dentro da policia, mostra que encontrar pessoas honestas e incorruptível dentro da policia é uma missão quase que impossível.

   O autor faz uma crítica à classe média formada por universitários que criticam violência policial, mas favorece a violência urbana carioca.

    Tropa de elite é um filme que retrata a realidade, nos mostrando exatamente o que a mídia tem nos mostrado todos os dias.

    O tráfico nos morros do Rio de Janeiro, a violência, a corrupção, universitários que usam os estudos para fazer trabalhos sociais nos morros somente para usar drogas e traficar.

    O filme também mostra o lado humano dos policiais militares que como todo cidadão tem seus medos, anseios e temem por suas vidas. Muitas vezes sofrem por causa do remorso da culpa, levando os mesmos ao stress, à  depressão e a desestrutura familiar.

    A policia militar do Rio de Janeiro não tem  estrutura para trabalhar, são mal remunerados, arriscam suas vidas e  de suas família por muito pouco . Mas como todo ser humano os policiais também temem por suas vidas.

    Para subir o morro muitos policiais acabam se corrompendo, recebem propina e vendem armas os traficantes, deixando-os cada vez mais armados para confrontar com a polícia.

    Segundo o autor a cultura da policia é o sistema de corrupção, onde os mesmos trabalham para resolver os problemas em benefício próprio e  não da população.

     O BOPE ( Batalhão de Operações Policiais Especiais)

Criado em 1970, é especializado no combate ao crime em favelas.

     Durante o período de formação os alunos são levados ao limite, onde somente policiais preparados para o combate conseguem passar pelos treinamentos, o objetivo deste treinamento é eliminar os corruptos e os fracos.

    O BOPE esta  preparado para intervir quando a policia convencional não consegue resolver. Seu objetivo é acabar com o tráfico nas favelas.

   Esses policiais trabalham em equipe com estratégia e ação.  Considerados um grupo estrutural que se remete aos interesses de grandes grupos e classes sociais.

     Segundo o autor o bope é uma tropa de elite conhecida como disciplinada, confiável e incorruptível. Embora inicialmente as ações tenham enfrentado a resistência de traficantes, logo os criminosos passaram a optar por abandonar o local após o anúncio das datas de ocupação. Isso poupou a unidade de tiroteios e reduziu os riscos de “efeito colateral”, morte e ferimentos de inocentes atingidos por balas perdidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (225.5 Kb)   docx (167.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com