TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DO SERVIÇO SOCIAL IV

Por:   •  30/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.260 Palavras (6 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA                                                                                                                        

CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS  APILICADOS

DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

METODOLOGIA DE SERVICO SOCIAL  IV

TEORIA DO SERVIÇO SOCIAL IV

QUADRO COMPARATIVO DOS ELEMENTOS TEÓRICOS DO SERVIÇO SOCIAL SEGUNDO AS 03 PRINCIPAIS CORRENTES FILOSOFICAS QUE EMBASAM A PROFISSÃO

POSITIVISMO

(ESTRUTURAL: FUNCIONALISTA)

MARXISMO

(MATERIALISMO HISTORICO- DIALÉTICO)

FENOMENOLOGIA

  1. NATUREZA

Serviço social enquanto técnica , Atividade especializada

Pratica Profissional

Arte

Serviço Social enquanto práxis profissional:

Ação realizada criticamente que exige um quadro de referencia teórico constantemente acrescido de novos conhecimentos fornecidos pela realidade sobre a qual atua.

Serviço Social enquanto práxis: reflexão- ação sobre a realidade vivida e experenciada pela pessoa-cliente dentro de sua singularidade, buscando a compreensão da mesma e a construção de um projeto transformador da SEP. (situação existencial problema)

  1. OBJETO

O homem desajustado devido a dificuldades pessoais e /ou da estrutura social e que, portanto torna-se marginalizado, deixando de participar da produção e consequentemente do consumo.

Problemas sociais surgidos da relação Homem- Sociedade, quando este é alienado pela exploração decorrente do modo- de – produção capitalista, tornando-o oprimido e “marginalizado”

Situação Existencial Problematizada vivida pelo homem portador de uma consciência pré-reflexiva e ingênua sobre si mesmo, sobre o mundo em que vive.

  1. OBJETIVOS

ADAPTAÇÃO DO Homem ao meio social

Meta final:transformação da realidade latino- americana e brasileira em termos sociais econômicas e políticos

Objetivos específicos: Devem  surgir a partir do conhecimento da realidade na qual o S.S. trabalha.

A realidade é que fornece os objetivos, pois é dinâmica e contraditória.

Objetivos – Meios: Conscientização Organização, capacitação e Mobilização das classes populares no sentido de participarem ativamente do processo de transformação social.

*Desvelamento da Opção de Ser, da maneira do homem vivenciar o mundo: o homem descobrir-se enquanto ser- no –mundo e ser- com- o-mundo;

*desenvolvimento da conciencia refleciva da pessoa- cliente sobre a si mesmo, sobre o problemae sobre o mundo em que vive;

*Compreensao e interpretação dos fenômenos sociais que “aparecem”, que se fazem “ ver”, na vida concreta das pessoas, através da descrição dos mesmos conforme são vividos.

*levar o sujeito-cliente a participação autêntica no projeto de transformação de SEP.

4.METODOLOGIA

Parte da observação dos dados isolados, sem conceito teórico prévio da realidade, a que se chega posteriormente, acumulando dados e formulando hipóteses com base na observação.

Prioridade de 03 métodos  básicos : S.S. Comunidade, através da coleta e analise de dados (Estudo) Síntese hipótese diagnostica (diagnostico), Plano de ação e intervenção(tratamento, acompanhados da analise e revisão por feed- back).

Parte de conceitos teóricos sobre a realidade, confrontando-os e os analisando criticamente em níveis sucessivamente transcendentes, envolvendo os “sujeitos do processo” nessa analise crítica da realidade, numa perspectiva histórica.

Os métodos e técnicas utilizadas acompanham a mudanças da realidade. Os diversos momentos do processo metodológico encontram-se inter-relacionados de tal forma que os seguintes contêm os anteriores , transcendendo-os.

Esses momentos compreendem movimentos  contínuos de decomposição e fusão, análise e síntese em confronto constante e contínuo com a realidade e com os paradígnmas teóricos que a explicam.

O agir profissional se processa pela ação –reflexa, considerando a participação da população alvo como elemento  básico.

Parte da experiência vivida pelo sujeito-cliente, numa relação dialetizada do conhecimento irrefletido do Sujeito –Cliente e do conhecimento construído do Sujeito-A.S.

Realiza-se a  “Epoche”: os conhecimentos explicativos a priori, os preconceitos,pré-noções, etc são colocados em suspensão;

Descrição da realidadevivida pela pessoa-cliente, através do Diálogo, do Relacionamento Empático e da Análise intencional;

Procedimentos metodológicos:

1º) Objetivação da SEP

2º)Análise Crítica da SEP

3º) Síntese Crítica  da SEP

4º)Construção de um Projeto

5º)Retorno Reflexivo

O diálogo permite uma forma de relação( encontro) tendo por base as situações concretas vividas no cotidiano e este encontro entre o eu e o outroque se pode compreender o ser.

*constituição do sujeito

O diálogo leva a uma atitude reflexiva sobre a realidade concreta possibilitando uma consciência de si, e uma consciência critica e de uma responsabilidade social.

5.VALORES

 Dignidade e eminência ontológica do  ser  humano

Sociabilidade essencial do homem

Perfectibilidade humana

 

Pessoa:

. Sujeito= supõe interação participação.Racional- integral- livre

. ser na sua natureza

.ser como pessoa

 Implica sujeito a dignidade humana e a capacidade de autodeterminação do homem atingido para meio do processo de conscientização.

Valor próprio da pessoa humana:

Homem como Sujeito da história.

Homem historicamente situado no mundo com outros homens participantes da vida cotidiana a nível social, econômico e político

Homem como sujeito da práxis, transformando a sendo transformado.

* Homem   sem um valor próprio e singular, o qual conta e vivencia o mundo de um  modo próprio, não acessível ao outro em sua atitude natural. Embora esteja situado no mundo e em relação constante com os outros seres, diferencia-se dos demais, pois é portador de uma entidade que lhe é própria.

* Homem enquanto ser –com-o-mundo( consciência engajada): em sua existência concreta é ser voltado para o mundo e se encontra inscrito numa dada cultura, posicionando-se face ao mesmo;

*Sujeito-cliente reconhecido pela sua condição humana e não enquanto oprimido, alienado e desajustado.

6.MARCO REFERENCIAL

Voltando prioritariamente para as questões ideológicas dominantes, relegando ou desconhecendo as referencias  vinculadas aos conceitos de classe, relações e força de produção, estrutura de poder.

Teorias e metodologias norte americanas e europeias com a forte influencia funcionalista e positivista.

Referencias teórico- práticas que possibilitem análise da estrutura social da realidade,em seus elementos básicos determinantes do contexto mais amplo a fim de relaciona-los ao campo de trabalho. Essas referências constituem-se em diversos níveis: no nível econômico compreende as relações, a estrutura de poder por elas determinadas, as normas e instituições; no nível ideológico, os valores, interesses, aspirações e graus de consciência.

Constituído por 03 grandes conceitos:

a) Pessoa: ser consciente que age conscientemente.

b) Diálogo:processo de ajuda psico-social onde A.S. e cliente realizam uma experiência de conhecer um fenômeno buscando uma verdade.

c) Transformação Social: capacitação do Sujeito-Cliente para ver a si e ao mundo, descobrindo um novo sentido da realidade vivida e trabalhando a partir dessa descoberta, para a mudança da mesma.

Utiliza-se ainda de conhecimentos sistematizados da Ciências e filosofia que indiquem uma maneira lógica e ordenada de compreender a pessoa envolvida na situação- probema, desde que não eliminem a dimensão existencial da pessoa humana.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com