TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social no Trabalho com Familias

Por:   •  19/4/2019  •  Monografia  •  6.099 Palavras (25 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Campo Grande – MS

2017

Campo Grande

2017

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

alcimara rodrigues dantas

a intervenção do serviço social no trabalho com famílias:

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Serviço Social.

BANCA EXAMINADORA

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Cidade, dia de  mês de ano (Fonte Arial 12)

Substitua as palavras em vermelho conforme o local e data de aprovação.


AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus, por ter me concedido o dom da vida e ter me proporcionado a cada dia coragem e força suficiente para chegar até esta etapa de minha vida.

Ao meu pai Ademir Dantas, que sempre me incentivou a buscar ser uma pessoa melhor e a cursar uma faculdade, independente de minha decisão quanto a escolha do curso. Obrigada por sempre estar presente em minha vida e por batalhar para conseguir o melhor a mim e nossa família.

À minha mãe Luceilde Rodrigues, por todas as risadas, conversas e conselhos, principalmente em meus momentos de angústia e nervosismo, principalmente ao longo do curso.

Ao meu melhor amigo, Brendon Ramos, que sempre acreditou em mim e no meu potencial, mesmo quando nem eu acreditava mais.

Às amigas que fiz ao longo do curso, Deborah Sonoda, Gislaine Baez e Marcia Lima, obrigada pelo apoio, pelos momentos e risadas compartilhadas ao longo destes quatro anos. Acredito que aprendemos muito umas com as outras.

Á toda equipe do CREAS Sul, pois foi por meio do meu período de estágio neste local, que me inspirei a falar sobre o tema de meu TCC, que percebi que a família é de extrema importância na construção de cada ser e que é preciso uma maior discussão e atenção sobre tal.

À minha supervisora de estágio Regina Bento e minhas colegas de trabalho Idália Tenório e Izabela Marini, obrigada por toda a paciência que tiveram comigo, e por compartilharem de todas suas experiências e conhecimentos adquiridos ao longo de suas profissões.

E finalmente aos mestres do curso, que me incentivaram a cada dia a buscar mais conhecimento, e que mesmo em meio a tantas desigualdades, é possível sim a construção de uma sociedade melhor, que é necessário a luta e o engajamento para que isto aconteça.


DANTAS, Alcimara. A Intervenção do Serviço Social no Trabalho com Famílias. 2017. 25. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Anhanguera Uniderp, Campo Grande, 2017.

RESUMO

Trata da atuação do assistente social em meio às famílias, quais instrumentos o profissional deve utilizar e em que legislações e políticas este profissional deve ter embasamento. Para tanto, é necessário o contexto histórico da família e do Serviço Social, para poder haver um compreendimento maior sobre o tema. A família é um núcleo que se tornou de extrema importância para a Assistência Social, pois é por meio dela que cada indivíduo aprende a se conviver em sociedade, forma sua personalidade, pensamentos e se desenvolve. Por isso para a realização desta pesquisa, foi necessário o levantamento bibliográfico, na análise crítica de livros e legislações.

Palavras-chave: Família; Atuação do assistente social; Proteção social; Políticas; Intervenção.

DANTAS, Alcimara. The intervention of Social Service in The Work with Families. 2017. 25. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Anhanguera Uniderp, Campo Grande, 2017.

ABSTRACT

It treats of the actuation of social assistant among the families, what instruments the professional should use and in what laws and politics this professional should have a foundation. For that, the historical context of the family and the Social Service is necessary, so that there can be a greater understanding about the subject. The family is a nucleus that has become of extreme importance for Social Assistance, because it is through it that each individual learns to live in society, forms his personality, thoughts and develops himself. Therefore for the accomplishment of this research, it was necessary the bibliographical survey, in the critical analysis of books and legislations.

Key-words: Family; Action of social assistant; Social protection; Policies; Intervention.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        8

1.1 A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA        10

1.1        FAMÍLIA MODERNA        12

2 SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL        15

2.1        RENOVAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL        16

3 ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO ÂMBITO FAMILIAR        18

3.1        PROTEÇÃO SOCIAL AOS INDIVÍDUOS        20

CONsiderações finais        23

REFERÊNCIAS        24




INTRODUÇÃO

Cada indivíduo cria sua personalidade, pensamentos, valores e ideias por meio da família a qual se constitui. Este núcleo é de extrema importância, pois é por meio dela a qual cada pessoa se desenvolve, e se institui as primeiras relações sociais, laços que geralmente perduram por toda a vida. Mesmo diante das diversas transformações a qual esta passou ao longo do tempo, esta ainda possui a visão de como fundamental, pois é onde cada ser pode compartilhar de seu cotidiano, e de sua vivência.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.6 Kb)   pdf (326 Kb)   docx (143.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com